Female patient holding her abdomen in pain while talking to her doctor at medica clinic.
Milhões de pessoas no mundo convivem com algum problema no intestino, afinal, essa extensa região do corpo humano pode sofrer com diferentes problemas, desde as de simples tratamento até casos cirúrgicos — a exemplo do câncer de intestino¹⁵.
Os sintomas das doenças no intestino são parecidos, por isso, é importante estar atento à saúde intestinal, fazer avaliações clínicas periódicas e ir ao médico sempre que notar algo de errado.
Quer saber sobre os principais problemas no intestino, quais os sintomas mais comuns e qual profissional pode te ajudar no tratamento? Então, continue lendo este post para saber mais sobre o assunto.
O intestino é um órgão vital para o funcionamento saudável do corpo, sobretudo por ser responsável por absorver os nutrientes necessários obtidos por meio da alimentação. ¹Por isso, é preciso estar atento aos sinais de que o funcionamento do aparelho intestinal não vai bem.
Apenas as doenças inflamatórias intestinais atingem mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP)² , além das milhões de pessoas que convivem diariamente com constipação intestinal, entre outros sintomas de problemas no intestino.³
Buscar ajuda médica é vital para a manutenção da saúde intestinal, até porque quando se descobre uma enfermidade precocemente, como o câncer de intestino, por exemplo, há maiores chances de controlar a doença. Além disso, cuidar da saúde é ter qualidade de vida, pois os incômodos causados pelas doenças intestinais podem atrapalhar a rotina e causar estresse.
Existem diferentes problemas de intestino, por esse motivo os sintomas variam. Porém, alguns sinais de alerta são comuns à maioria dos casos, tais como:
Em alguns casos, fezes com sangue podem indicar infecções intestinais ou outros problemas no aparelho digestivo. Caso isso ocorra, é importante consultar um médico especialista em intestino (gastroenterologista ou coloproctologista) o quanto antes.
Ele pode solicitar um exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes que é uma das principais ferramentas para a detecção de doenças intestinais. Além disso, saber a intensidade e duração dos sinais e sintomas de problemas de intestino é importante para avaliar se o intestino está saudável.
Conheça também os principais problemas de fígado e estomâgo
A dor no intestino costuma ser uma dor abdominal que pode ser causada por diversos fatores como excesso de gases, prisão de ventre, sensação de peso na região do abdômen (barriga inchada), entre outros.
O desconforto intestinal passa a ser preocupante quando é recorrente porque pode ser sintoma de constipação crônica por exemplo, e em alguns casos pode ser indício de problemas intestinais mais graves.
De todo modo, a região da dor e a intensidade podem indicar o problema do intestino. Por exemplo:
De todo modo, costuma ser difícil identificar onde dói exatamente; por isso, é importante verificar o surgimento de outros sinais que podem ligar o alerta para algum tipo de problema no intestino.
A seguir, conheça quais são as principais doenças do intestino, sintomas e quais os tratamentos mais indicados.
Também conhecida como gastroenterocolite aguda, a infecção intestinal é uma condição relativamente comum, mas costuma ser confundida com intoxicação alimentar.
Pode ser causada por diversas variantes de vírus, parasitas, fungos e bactérias.
Esse problema no intestino não costuma ser grave, no entanto, a desidratação causada pela diarreia e pelos vômitos pode levar a complicações que necessitam de hospitalização. O tratamento varia de acordo com o agente causador da infecção.
A Síndrome do Intestino Irritável está entre os principais problemas no intestino. As causas de SII são diversas, e vão desde hipersensibilidade da parede intestinal até transtornos que afetam a saúde mental, como ansiedade e depressão.
Um dos sinais de alerta para a Síndrome do Intestino Irritável é o desconforto abdominal, que ocorre na região inferior da barriga, como uma cólica.
Além disso, as fezes de quem tem SII podem apresentar aparência irregular e dura, ou até mesmo gerar diarreia. A sensação de evacuação incompleta também está presente nesse quadro clínico.
O diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável é feito com base nos sintomas relatados e exame físico. Em alguns casos, é preciso realizar o exame de colonoscopia para que a condição não seja confundida com outras mais graves. O tratamento na maioria das vezes é feito com dieta balanceada e rica em fibras.
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória do trato gastrointestinal, considerada uma patologia crônica autoimune. Ou seja, causada pela própria defesa do organismo, quando as células saudáveis são atacadas, ocasionando inflamações no intestino.
Além disso, esse problema de intestino crônico e autoimune pode causar complicações graves, como obstrução intestinal.
Não há cura para a Doença de Crohn, mas o tratamento ajuda a controlar os sintomas e prevenir complicações.
Medicamentos anti-inflamatórios, imunossupressores, mudanças na dieta costumam ser prescritos por médicos para que a pessoa possa ter uma melhor qualidade de vida. Em casos mais graves, o médico especialista pode recomendar cirurgia.
Também conhecida como constipação intestinal, a obstipação é uma condição em que o indivíduo tem dificuldade para evacuar ou apresenta evacuações infrequentes e/ou com fezes endurecidas. Ela se apresenta sozinha, ou como sintoma secundário de outras doenças.
Esse problema de intestino preso pode ser temporário ou crônico, e pode ser causado por uma variedade de fatores como:
A Retocolite Ulcerativa é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente o intestino grosso e não tem cura. É uma condição autoimune na qual o sistema imunológico do corpo ataca as células saudáveis do revestimento intestinal, causando inflamação e ulcerações.
Os sintomas de colite podem variar de leves a graves e incluem: diarreia com sangue, dor abdominal e urgência fecal. Vale ressaltar que, por ser uma doença crônica, a Retocolite Ulcerativa pode ter períodos de remissão e recorrência, e geralmente requer tratamento de longo prazo. Em casos graves, os médicos podem recomendar cirurgia para remover a região afetada.
Esse problema no intestino grosso atinge diferentes extensões, por isso, recebe classificações de acordo com a inflamação apresentada.
A colite Isquêmica é um problema de intestino no qual o suprimento de sangue para o cólon é interrompido ou reduzido temporariamente, resultando em inflamação intestinal. Costuma acontecer em pessoas com mais de 60 anos, de acordo com estimativas médicas.
O tratamento consiste em terapia com antibióticos, hidratação intravenosa e repouso. Alguns casos podem necessitar de cirurgia.
Doença Celíaca é o problema do intestino desencadeado pelo consumo de glúten, condição muito comum. Nesse caso, quem possui essa doença tem restrição à proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e nos derivados.
Geralmente, os sintomas de Doença Celíaca se manifestam entre os 6 meses e 2 anos, durante o período da introdução alimentar, mas podem manifestar-se na fase adulta também.
Além disso, os sintomas incluem diarreia ou prisão de ventre, inchaço no abdômen e dor na região.
Evitar consumir alimentos com glúten é o principal tratamento recomendado pelos gastroenterologistas para os portadores de doença celíaca. Assim, ao ter uma dieta balanceada, sem o consumo dessa proteína, os sintomas desaparecem. Vale ressaltar que não há cura para a doença celíaca.
A diverticulite é um problema do intestino que afeta a região do intestino grosso, podendo causar a formação de abcessos e perfurações. Essa condição acontece quando as fezes ficam presas nos divertículos, causando a infecção.
O tratamento da diverticulite depende da gravidade do caso, podendo ir desde um repouso até terapia com antibióticos. Além disso, o paciente pode precisar de cirurgia para reverter a condição médica.
Também conhecido como câncer colorretal, o câncer de intestino é um tipo de patologia intestinal que se desenvolve no cólon ou no reto.
É um dos tipos mais comuns em todo o mundo e pode afetar tanto homens quanto mulheres. Geralmente, se inicia com aparecimento de pólipos que crescem na parede do intestino grosso.
É um tipo de câncer com altas taxas de cura, desde que detectado precocemente, portanto, é fundamental procurar atendimento médico com oncologista especialista em tumores gastrointestinais no caso do aparecimento desses sinais ou suspeita do quadro clínico.
A hemorróida não é um problema que necessariamente acomete a região do intestino, mas é afetada pelo movimento intestinal. Isso porque as veias ao redor do ânus sofrem com falta de drenagem do sangue no caso de esforço ao evacuar (constipação ou fezes endurecidas, por exemplo), causando um tipo de varizes, no caso da hemorroida externa.
Quem tem hemorróida pode ter coceira no ânus provocada por inchaço das veias, sangramento e dor durante ou depois da evacuação.
O tratamento é realizado pelo proctologista que pode receitar o uso de pomadas, supositórios ou, em alguns casos, recomendar cirurgia para remoção das veias afetadas
Os problemas do intestino podem ter causas variadas. Geralmente, diversos hábitos diários prejudicam a saúde intestinal, causando constipação, gases, dor abdominal, entre outros sintomas.
No entanto, cada patologia tem causas próprias, inclusive pela falta de cuidado com a saúde mental. Afinal, o intestino sofre os efeitos emocionais — quem nunca sentiu dor de barriga antes de uma situação estressante e ansiosa, por exemplo?
Existem vários exames que podem ser usados para diagnosticar problemas no intestino, entre eles a análise do histórico do paciente.
Por isso, antes de ir para a consulta com o seu gastro ou coloproctologista, é importante ter em mãos uma lista com todos os sinais e sintomas, intensidade e quando eles começaram. Essas informações irão orientar melhor a conduta do médico.
Além disso, exames laboratoriais e de imagem podem ser necessários como:
O coloproctologista é o médico que cuida especificamente do intestino, especialmente em doenças que envolvem o intestino grosso e intestino delgado, cólon, reto e ânus. O ideal é ir ao clínico geral para que ele possa realizar o encaminhamento para o especialista.
Outros profissionais de saúde podem ser consultados a depender do problema do intestino apresentado como o gastroenterologista que cuida de todo o sistema digestivo, o que inclui o intestino.
Além disso, as causas relacionadas à saúde mental precisam também de orientação psicológica e/ou de tratamento psiquiátrico.
Do mesmo modo, as pessoas intolerantes ao glúten precisam de orientação de nutricionista. Assim, diversos tratamentos relacionados aos problemas no intestino precisam ser multidisciplinares.
Gostou deste super conteúdo sobre as principais doenças do intestino?
Acompanhe o blog da Lactulona para ler outras dicas de como cuidar bem da flora intestinal.
Referências:
1. Oncoguia. O intestino delgado. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-intestino-delgado/2892/519/. Acesso em: 07 de julho de 2023.
2. 19/5 – Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal: “DII não tem idade”. Disponível em:
https://bvsms.saude.gov.br/19-5-dia-mundial-da-doenca-inflamatoria-intestinal-dii-nao-tem-idade/. Acesso em: 07 de julho de 2023.
3. Saúde Sergipe. Má alimentação pode resultar em danos à saúde digestiva. Disponível em: https://saude.se.gov.br/ma-alimentacao-pode-resultar-em-danos-a-saude-digestiva/. Acesso em: 07 de julho de 2023.
4. IPEMED. Conheça as 4 doenças mais comuns do intestino. Disponível em: https://www.ipemed.com.br/blog/conheca-as-4-doencas-mais-comuns-do-intestino?utm_source=google&utm_medium=organic. Acesso em: 07 de julho de 2023.
5. BP. Dor Abdominal. Disponível em: https://www.bp.org.br/artigo/dor-abdominal. Acesso em: 07 de julho de 2023.
6. APARECIDA, M.; DE SOUSA, A. DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS DIAGNOSIS OF
INFLAMMATORY BOWEL DISEASE. Journal of Medicine and Health Promotion, v. 2, n. 3, p. 636–640, 2017. Disponível
em: https://jmhp.fiponline.edu.br/pdf/cliente=13-8b2265ec2dea6b5bd4343f8bd3139f8b.pdf. Acesso em: 07 de julho de 2023.
7. Ministério da Saúde. Doenças diarreicas agudas. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dda. Acesso em: 07 de julho de 2023.
8. MSD. Síndrome do Intestino Irritável. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/s%C3%ADndrome-do-intestino-irrit%C3%A1vel-sii/s%C3%ADndrome-do-intestino-irrit%C3%A1vel-siiquery=S%C3%ADndrome%20do%20Intestino%20Irrit%C3%A1vel%20(SII). Acesso em: 07 de julho de 2023.
9. BVS. Doença de Crohn. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/doenca-de-crohn/. Acesso em: 07 de julho de 2023.
10. MDS. Constipação. Disponível em:
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/sintomas-dos-dist%C3%BArbios-gast
rointestinais/constipa%C3%A7%C3%A3o?query=constipa%C3%A7%C3%A3o%20intestinal. Acesso em: 07 de julho de 2023.
11. Pfizer. O que é a Retocolite Ulcerativa? Disponível em:https://www.pfizer.com.br/sua-saude/dor-e-inflamacao/retocolite-ulcerativa/o-que-e-retocolite-ulcerativa. Acesso em: 07 de julho de 2023.
12. MDS. Colite isquêmica. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/abdome-agudo-e-gastroenterologia-cir%C3%BArgica/colite-isqu%C3%AAmica?query=colite%20isqu%C3%AAmica. Acesso em: 07 de julho de 2023.
13. BVS. Doença celíaca. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/doenca-celiaca/. Acesso em: 07 de julho de 2023.
14. Rede D’or. Diverticulite. Disponível em: https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/diverticulite. Acesso em: 07 de julho de 2023.
15. INCA. Câncer de intestino. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/intestino. Acesso em: 07 de julho de 2023.
16. BVS. Hemorroidas. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/hemorroidas/. Acesso em: 07 de julho de 2023.
17. Diniz, Elaine Maria Santos Ramalho Rodrigues. Constipação intestinal: uma revisão, Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WFGV3/1/constipa__o_intestinal.pdf. Acesso em: 07 de julho de 2023.
18. Lactulona. Estresse causa prisão de ventre? Disponível em: https://lactulona.com.br/estresse-causa-prisao-de-ventre/. Acesso em: 07 de julho de 2023.
19. Veja Saúde. Ansiedade e depressão têm elo com a síndrome do intestino irritável. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/ansiedade-e-depressao-tem-elo-com-a-sindrome-do-intestino-irritavel. Acesso em: 07 de julho de 2023.
20. Memed. Uso excessivo de antibióticos: veja o que não fazer e as consequências. Disponível em: https://blog.memed.com.br/uso-excessivo-antibioticos/. Acesso em: 07 de julho de 2023.
21. UOL. Conheça doenças que podem ser evitadas lavando as mãos. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/stories/conheca-doencas-que-podem-ser-evitadas-lavando-as-maos/. Acesso em: 07 de julho de 2023.
22. Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn. O processo de diagnóstico da Doença Inflamatória
Intestinal (DII). Disponível em: https://www.abcd.org.br/blog/artigos/o-processo-de-diagnostico-da-doenca-inflamatoria-intestinal-dii/. Acesso em: 07 de julho de 2023.
23. Portal Coloproctologista. O que é o médico coloproctologista ou proctologista? Disponível em: https://portaldacoloproctologia.com.br/sua-saude/o-que-e-o-medico-coloproctologista-ou-proctologista/. Acesso em: 07 de julho de 2023.
24. Centro de Cirurgia Digestiva. Quais são as principais doenças tratadas pelo gastroenterologista? Disponível em: https://ccddf.com.br/doencas-tratadas-pelo-gastroenterologista/. Acesso em: 07 de julho de 2023.
A introdução alimentar é o momento em que os bebês começam a consumir outros alimentos…
Os cocôs de bebês são indicativos super importantes para avaliar como está sua saúde e…
Sua alimentação pode afetar diretamente a saúde do seu intestino e até a saúde mental.…
Os sintomas gastrointestinais são mais comuns entre idosos e costumam acometer 78% deles. Um dos…
Consultar a bula de Lactulona® é essencial para garantir o uso seguro e eficaz do…
Tema pouco discutido, mas que afeta muito a qualidade de vida na terceira idade: prisão…