Restabelece
o trânsito intestinal.1

Constipação intestinal: O que é e quais são os tratamentos

22 de junho de 2020

A constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre, é um distúrbio que causa dificuldade na hora da evacuação. Um quadro típico de constipação intestinal é quando ocorrem duas ou menos evacuações na semana ou quando há muito esforço e desconforto na hora de usar o banheiro1 .

Estima-se que a constipação intestinal afete até 30% da população mundial, sendo mais comum em mulheres2 , que alegam que a prisão de ventre provoca variação de humor (89%), problemas de concentração (88%) e piora na vida sexual (79%) 2.

O que causa a constipação intestinal?

A prisão de ventre pode ter muitas causas ligadas a nossos hábitos físicos, alimentares e mentais. No âmbito alimentar, uma dieta pobre em fibras, com pouca ingestão de líquidos e consumo excessivo de alimentos industrializados pode desfavorecer o funcionamento do nosso intestino1 .

Quando falamos do físico, o sedentarismo, ou seja, falta do hábito de praticar exercícios físicos, é uma das principais causas da constipação intestinal1 .

Nosso estado mental também interfere no funcionamento do intestino: estresse, depressão e ansiedade são ocorrências que podem impactar seu corpo e interferir nos hábitos intestinais3 .

Como tratar a constipação intestinal?

Quando há desconforto na hora de evacuar e evacuação apenas 2 vezes ou menos na semana, é importante procurar um médico gastroenterologista para verificar qual é o tratamento mais indicado para você1 .

Uma das possibilidades de tratamento é Lactulona, um medicamento que conta com lactulose na composição, um agente fisiológico que ajuda no tratamento sintomático da constipação intestinal e também está indicada para a prevenção e o tratamento de encefalopatia hepática4 .

Quais são as indicações de Lactulona? 4

Lactulona é um medicamento indicado para quem sofre com prisão de ventre. Sua fórmula pode ser tomada por pessoas de todas as idades. Indicamos que consulte seu gastroenterologista antes de utilizar Lactulona4.

A molécula da lactulose, presente em Lactulona, age no organismo tornando as fezes mais moles e facilitando sua saída. A retenção de água que a lactulose promove no intestino grosso ajuda a reestabelecer o funcionamento regular do intestino4.

O produto é encontrado em xarope ou sachê e está disponível nos sabores ameixa e salada de frutas, podendo ser ingerido em conjunto com sucos naturais e vitaminas ou puro. Clique aqui para saber mais.4

Como prevenir a prisão de ventre?


Algumas medidas podem te ajudar a prevenir a constipação intestinal, como5:

– Ir ao banheiro sempre que tiver vontade
– Beber mais líquidos como água e sucos naturais
– Evitar o consumo de álcool
– Comer mais frutas com casca
– Fazer exercícios de respiração para evitar o estresse
– Procurar assistência médica se notar mudanças nos hábitos intestinais

No caso de tratamento medicamentoso, caso persistam os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Gostou das dicas? Compartilhe com amigos e família.

 

Fontes:

1. https://hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/Prisao-de-ventre-saiba-mais-sobre-esse-mal-tao-comumentre-as-mulheres.aspx
2. https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/as-mulheres-sao-mais-afetadas-pela-prisao-de-ventre-o-que-fazer/
3. https://lactulona.com.br/saude-mental-e-intestino-qual-e-a-ligacao-entre-eles/
4. Bula de Lactulona.
5. https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/prisao-de-ventre-constipacao-intestinal/

Gostou? Compartilhe: