Elemento gráfico ilustrativo de ondas.

Vida nova, novos hábitos!

Mesa com várias frutas, cereais como nozes, doces como macarrons e pão de arroz ao fundo

É muito comum esperarmos grandes momentos do ano para começarmos mudanças radicais. Mas a verdade é que isso não faz sentido algum, afinal de contas, nosso corpo não segue um calendário de meses e anos.

Outro aspecto importante é que nem toda mudança precisa ser radical para ser transformadora. Mudar um estilo de vida pode significar fazer apenas alguns ajustes em velhos hábitos e horários para despertar no organismo uma nova forma de funcionar. É como se um pequeno empurrãozinho colocasse o trem de novo nos trilhos.

Quer alguns exemplos?

Acorde 15 minutos mais cedo para reservar um tempo adequado ao café da manhã

A refeição mais importante do dia é muitas vezes colocada em segundo plano, causando um desequilíbrio que impacta o dia todo. Consumir um café da manhã regularmente traz benefícios para a saúde do corpo e da mente. É importante despertar seu corpo de dentro para fora também. E mesmo que sua rotina não lhe permita aproveitar um banquete enquanto lê calmamente as notícias dos jornais, garanta ao menos uma fruta de sua preferência.

Caminhe e use as escadas

Todo nosso corpo funciona como uma engrenagem: quando uma parte entra em movimento, todas entram. Você não precisa se tornar viciado em academia ou começar a praticar esportes de alta performance, pode ser mais pé no chão – literalmente. O dia a dia costuma nos colocar em um ritmo do qual nem sempre temos consciência. Você costuma andar distâncias maiores do que ir de casa até o carro / ponto de ônibus? Você se questiona se realmente precisa usar o elevador ou apenas faz coisas no automático? Identifique no seu dia situações que poderiam incluir mais movimento, solicitar mais do seu corpo. Seus sistemas circulatório, digestivo e intestinal vão agradecer. E consequentemente, com a maior movimentação do corpo, até seus pensamentos acabam fluindo melhor.

Deixe seu celular longe do prato

Já percebeu o quanto a gente se distrai por causa dos smartphones? A gente sabe e concorda que eles fazem a gente ganhar muito tempo em várias situações. Mas em outras, como no trânsito, pode ser nosso grande inimigo. Quando levamos o celular à mesa, muitas etapas do processo de alimentação e nutrição são prejudicados. Para receber os alertas de saciedade no cérebro, para ativar as notificações de sabores de um prato, para de fato se conectar com o que está fazendo à mesa, fique longe do celular. Olhe seu prato, perceba as cores e texturas, saboreie cada porção, mastigue repetidamente cada garfada. Comer se tornará muito mais prazeroso.

Faça o teste de colocar em prática essas 3 dicas em sua vida. Depois compartilhe com a gente os resultados!

Gostou? Compartilhe:

7