Algumas situações merecem uma comemoração. E algumas comemorações envolvem o consumo de álcool. E não há nada demais nisso. Só que toda escolha tem uma consequência e vale sempre pensarmos quais são elas antes de partirmos para o exagero.
As bebidas alcoólicas são uma das causadoras de constipações provocadas por questões alimentares. Isso porque o efeito que ele provoca é o de desidratação, retirando inclusive os líquidos das fezes em formação. Elas ficam então ressecadas e endurecidas, transitando com muita dificuldade pelo intestino.
Por outro lado, muitas pessoas comentam que o intestino fica mais solto que o normal depois de uma noite de exageros, como em um grande evento. Isso acontece porque o álcool ingerido irrita as mucosas do esôfago e do estômago, prejudicando a absorção por parte do intestino.
Em ambos os casos, a recomendação válida é a mesma para evitar uma super ressaca ou uma eventual desidratação provocada pelo consumo de álcool. Intercalar um copo de água a cada dose de vodka, uísque, cerveja ou qualquer outra bebida tem um efeito preventivo que funciona quase todas as vezes.
E no dia seguinte, mesmo que o saldo seja só uma ressaca, opte por uma alimentação balanceada que tenha como principal objetivo a reidratação do organismo. São escolhas simples que podem trazer benefícios por dias.
Aliás, um hábito alimentar que mantenha seu corpo sempre hidratado garante benefícios para uma vida inteira!