Elemento gráfico ilustrativo de ondas.

Síndrome do Intestino Irritável (SII): o que é, causas e como evitar

Mulher de blusa verde deitada no sofá com dor no abdômen devido a Síndrome do Intestino Irritável

Você já sentiu algum tipo de desconforto intestinal? A maioria das pessoas relata já ter tido algum caso de prisão de ventre, diarreia, dor ou dificuldade para evacuar. Já 20% da população mundial sofre com a Síndrome do Intestino Irritável (SII), uma doença que pode causar intestino preso¹.

 

Neste texto, separamos informações importantes para quem convive diariamente com a SII e deseja ter mais qualidade de vida. Acompanhe!

O que é Síndrome do Intestino Irritável (SII)?²

 

Também conhecida pela sigla SII, a Síndrome do Intestino Irritável² é um distúrbio caracterizado por episódios frequentes de desconforto abdominal, incluindo dor, diarreia e prisão de ventre, que permanecem presentes por pelo menos 12 semanas (consecutivas ou não).²

 

A médica gastroenterologista Didia Bismara Cury explica que a síndrome é caracterizada por uma tríade¹:

 

 

“Podemos encontrar essas apresentações na fase de constipação, somente diarreia ou intercalar os sintomas, em que há, na verdade, a mudança do hábito intestinal por meses”.¹ – explica a médica.

Essa condição pode ser identificada pelas características dos sintomas e por resultados de testes, realizados por um médico especializado.

 

O que causa a Síndrome do Intestino Irritável?³

As causas exatas da Síndrome do Intestino Irritável ainda não são 100% conhecidas, mas uma combinação de fatores pode ajudar a desencadeá-la:

Contrações irregulares no intestino podem ser sinal de SII⁶

As paredes do intestino se contraem à medida que os alimentos se movem pelo trato digestivo. Quando essas contrações são mais fortes ou duram mais tempo que o normal, é possível que haja alguns desconfortos como gases, inchaço e diarreia. Já as contrações mais fracas que o normal podem causar constipação intestinal.

Alguns alimentos podem ajudar a desencadear a SII

 

Alguns tipos de alimentos podem facilitar a ocorrência da Síndrome do Intestino Irritável, podendo variar de pessoa para pessoa por isso é recomendado que pessoas com SII evitem:

 

  • Chocolate
  •  Gorduras
  • Feijão
  • Repolho
  • Couve-flor
  • Brócolis
  • Leite
  • Bebidas alcoólicas

Conheça os alimentos que podem causar constipação intestinal

 

Estresse pode agravar o problema de intestino SII⁴

O estresse não causa a Síndrome do Intestino Irritável, mas pode agravar os sintomas em pessoas que convivem com a SII⁴ de acordo com os médicos da área.

 

Hábitos de vida que causam estresse e desequilíbrios emocionais podem piorar o quadro clínico de quem tem a síndrome, afinal, o intestino pode ser considerado o segundo cérebro por ter bilhões de neurônios, segundo os especialistas na área.

 

As alterações induzidas pelo estresse agravam os sintomas da SII. A síndrome é um distúrbio sensível a esse desequilíbrio emocional, portanto, o tratamento também deve se concentrar no gerenciamento dele.

Infecções podem desencadear Síndrome do Intestino Irritável⁵

Infecções causadas por bactérias ou vírus podem causar SII, de acordo com profissionais de saúde.

 

Nesse caso, alguns pacientes podem iniciar o quadro de sintomas da Síndrome do Intestino Irritável após um episódio de gastroenterite (termo utilizado para inflamação ou infecção em parto do estômago e do intestino, que pode ser causada por vírus ou bactérias).

 

Enquanto a maioria das pessoas se recupera depois da doença primária, outras podem desenvolver a SII pós-infecciosa⁵.

Os médicos recomendam algumas medidas que ajudam a evitar essas infecções, como beber água tratada e lavar muito bem os alimentos para evitar a contaminação por agentes infecciosos.

 

Quais são os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável?⁶

Os sintomas da SII são frequentemente desencadeados por alimentos e agravados por estresse⁴ e interferem na vida cotidiana e social de muitos pacientes. Confira os principais:

 

  • Desconforto abdominal que piora ao evacuar
  • Diarreia
  • Constipação intestinal
  • Consistência irregular das fezes
  • Sensação de evacuação incompleta

 

Os sintomas nem sempre se manifestam ao mesmo tempo, é possível haver períodos de melhora e piora dos sintomas da Síndrome do Intestino Irritável ao longo das semanas.

Segundo os especialistas na área da saúde, é aconselhável observar o funcionamento do intestino por alguns meses e fazer o acompanhamento com o coloproctologista para receber um diagnóstico.

 

Sintomas de constipação intestinal⁷

 

  • Evacuação incompleta
  • Esforço excessivo na evacuação
  • Fezes ressecadas
  •  Redução na quantidade de evacuação
  • Fezes pouco volumosas

 

Alguns alimentos ajudam o intestino a funcionar melhor, aumentando a frequência das evacuações e diminuindo o mal-estar da constipação intestinal como aveia, maçã e feijão.

O que piora a Síndrome do Intestino Irritável?⁸

Algumas pessoas podem ter sintomas mais intensos em determinadas situações ou por ter outras condições médicas, por isso, é preciso estar atento para avaliar quais gatilhos podem piorar a SII. Conheça os principais a seguir:

 

Alergias podem agravar SII8

Certas alergias e intolerâncias alimentares podem piorar o quadro, por isso, precisam ser tratadas para diminuir o desconforto causado pela SII. Estão nesta lista:

 

 

Hábitos que não são considerados saudáveis pelos profissionais de saúde¹³

Hábitos de vida que causam estresse podem agravar a Síndrome do Intestino Irritável. Outro hábito ruim é a falta de exercício físico, que dificulta o funcionamento saudável do trânsito intestinal.

 

Por isso, fazer atividades físicas é uma recomendação importante dos médicos para a saúde do intestino e deve estar na rotina de quem deseja reduzir o desconforto causado pela SII.

 

Em outros casos, comer muito rápido ou comer após ficar um longo período de jejum⁶ estimula uma crise da SII de acordo com profissionais de saúde que tratam pacientes com a síndrome.

 

Como as causas da doença não são totalmente conhecidas, outros fatores da rotina podem ser responsáveis pelos sintomas.

Saúde mental e Síndrome do Intestino Irritável¹¹

A Síndrome do Intestino Irritável pode estar associada à saúde mental. Na maioria dos casos, fatores psicológicos, como ansiedade e depressão (os principais transtornos mentais presentes na população em todo o mundo, principalmente no Brasil), estão relacionados aos quadros.

 

Nesse caso, fatores psicológicos podem agravar a SII, além de pessoas com a síndrome terem maior probabilidade de desenvolverem distúrbios psiquiátricos como ansiedade e depressão.

 

Por causa disso, o tratamento para a SII é multidisciplinar, contando com apoio de profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras para melhorar a qualidade de vida.

 

Histórico familiar pode revelar maior chance de desenvolver o problema de intestino12

Existem estudos na área da saúde que apontam que filhos de mães com SII, assim como irmãos de pacientes com SII, são mais propensos a ter o diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável. Esses estudos sugerem que certos genes desempenham um papel na SII.

 

O que fazer para controlar os sintomas da SII²

É possível adotar uma série de medidas no dia a dia para evitar que o quadro de Síndrome do Intestino Irritável piore e incentivar um funcionamento mais adequado do intestino como:

 

  • Prática frequente de exercícios físicos para o intestino funcionar melhor
  • Rotina regrada de sono
  •  Evitar alimentos que despertem a síndrome (pode variar de pessoas para pessoa)
  • Aumento da ingestão de líquidos
  • Ter refeições saudáveis em pequenas porções em diversos momentos do dia
  • Adotar um estilo de vida mais saudáveis

Conheça o poder dos alimentos antioxidantes.

Quais alimentos devem ser evitados por quem tem SII?13

A lista dos alimentos que devem ser evitados por quem tem SII incluem:

 

  • Alimentos ricos em gordura, como frituras e carnes gordurosas
  • Alimentos ricos em açúcar, como doces, refrigerantes e sucos de frutas industrializados
  • Produtos lácteos, como leite, queijo e iogurte
  • Alimentos que contêm trigo, como pão, massas e cereais
  • Leguminosas, como feijão, ervilhas e lentilhas
  • Mel e alimentos com xarope de milho rico em frutose
  • Vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor e repolho
  • Produtos, incluindo balas e chicletes, com adoçantes terminados em “ol”, como sorbitol, manitol, xilitol e maltitol
  • Bebidas alcoólicas e cafeinadas, como café, chá preto e refrigerantes

 

Ter uma dieta adequada não é garantia 100% de não apresentar os sintomas da SII, mas é uma das medidas para manter a doença controlada recomendada pelos nutrólogos e nutricionistas.

 

Por isso, segundo eles, é preciso reduzir ou evitar certos alimentos que contêm carboidratos difíceis de digerir — conhecidos como alimentos FODMAPs.

 

Ainda sobre alimentação, de acordo com os profissionais de saúde, algumas pessoas podem reduzir o desconforto da SII ao fazer refeições em menor quantidade e mais frequentes do que refeições em maior quantidade e menos frequentes.

 

Vale ressaltar que essas e outras orientações sobre alimentação devem ser passadas por profissionais de saúde capacitados.

Como descobrir se tem Síndrome do Intestino Irritável?14

Quem desconfia ou tem sintomas da Síndrome do Intestino Irritável precisa procurar atendimento médico para diagnóstico e tratamento adequado.

É importante anotar todos os sintomas e o início deles, para facilitar o diagnóstico clínico15.
Após analisar o histórico, o médico pode solicitar exames adicionais para descartar outras condições que possam estar causando os sintomas.

 

O diagnóstico e tratamento da SII deve ser feito com médico especialista, responsável por passar todas as orientações para o paciente ter qualidade de vida e conviver com os sintomas da síndrome.

 

Vale ressaltar que não há exame específico para diagnóstico da SII. Caso necessário, o médico é responsável por realizar ou solicitar exames para identificar a SII, que podem incluir:

 

  • Exame físico
  • Pesquisa de supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SCBID)
  • Ultrassonografia abdominal
  • Radiografia do intestino
  • Colonoscopia
  • Exames de sangue
  • Exame de doença celíaca
  • Tomografia computadorizada
  • Ressonância magnética
  • Testes de alergia alimentar

 

Como identificar uma crise de SII?14

Quadros de dor abdominal e constipação intestinal são comuns em pessoas com SII, e são facilmente tratados com acompanhamento médico. No entanto, sintomas prolongados ou recorrentes precisam de maior atenção. É preciso estar atento aos seguintes sinais de alerta:

 

  • Sangramento
  • Perda de peso
  • Desidratação
  • Desnutrição grave

É preciso buscar atendimento médico durante as crises de SII, pois adotar mudanças de hábitos que diminuam os sintomas da doença não é capaz de tratar o problema sozinho, de acordo com especialistas.
Por exemplo, a constipação intestinal pode ser aliviada com alimentação rica em fibras e
com bastante hidratação. Além disso, é importante:

 

  • Descansar em um ambiente calmo e tranquilo ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, que podem piorar os sintomas da SII
  • Beber bastante água para prevenir a desidratação e manter a hidratação adequada das fezes
  • Evitar bebidas alcoólicas e cafeinadas
  • Fazer exercícios leves, como caminhadas e yoga, podem ajudar a aliviar os sintomas da SII
  • Evitar alimentos que desencadeiam a síndrome, como os ricos em gordura, açúcar ou lactose. Além disso, pode ser útil manter um diário alimentar para identificar quais comidas específicas pioram os sintomas de SII

Especialidades médicas que podem ajudar no diagnóstico da SII16

O coloproctologista é o médico que trata a Síndrome do Intestino Irritável, afinal, é a área da medicina responsável pelas doenças do cólon, reto e ânus.

 

No entanto, pode ser possível que o primeiro especialista consultado após o início dos sintomas seja o médico clínico que fará o encaminhamento para o especialista, caso seja necessário.

 

Além disso, o coloproctologista pode não ser o único profissional envolvido no tratamento da SII. Caso necessário, ele poderá encaminhar o paciente para um nutricionista elaborar uma alimentação saudável que não irrite o intestino.

 

O psicológico e/ou psiquiatra pode ser necessário nos casos onde as crises aparecem em situações de estresse e ansiedade. Todo o tratamento será feito de acordo com o quadro do paciente.

 

Como tratar a Síndrome do Intestino Irritável?16

Cada caso exige um tratamento individualizado, afinal, nem todo mundo tem os mesmos sintomas de SII e na mesma intensidade de acordo com os médicos.

 

É importante procurar atendimento médico para buscar um tratamento e descartar outras doenças que podem ser confundidas com a Síndrome do Intestino Irritável. Além disso, o tratamento pode ir além do uso de medicamentos orientados pelo profissional de saúde.

 

Se alimentos específicos ou tipos de estresse são causadores do problema, eles devem ser evitados. Além disso, quem sofre de constipação intestinal pode fazer atividade física regular para manter a função normal do trato digestivo10,12,16.

 

 

Referências:

1. Correio do Estado. Síndrome do Intestino Irritável causa incômodos, como prisão de
ventre e dor frequente. Disponível em: https://correiodoestado.com.br/correio-b/sindrome-do-intestino-irritavel-causa-incomodos-como-prisao-de-ventre/381752/. Acesso em: 11 de julho de 2023.
2. Drauzio. SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/sindrome-do-intestino-irritavel/. Acesso em: 11 de julho de 2023.
3. Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. O que é Síndrome do Intestino Irritável? Causas e como tratar? Entenda! Disponível em: https://cbcd.org.br/biblioteca-para-o-publico/o-que-e-sindrome-do-intestino-irritavel-causas-e-como-tratar-entenda/. Acesso em: 11 de julho de 2023.
4. Pubmed. Impact of psychological stress on irritable bowel syndrome. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25339801/. Acesso em: 11 de julho de 2023.
5. About IBS. Post Infectious IBS. Disponível em: https://aboutibs.org/what-is-ibs/post-infectious-ibs/. Acesso em: 11 de julho de 2023.
6. Manual MSD. Síndrome do intestino irritável (SII). Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/s%C3%ADndrome-do-intestino-irrit%C3%A1vel-sii/s%C3%ADndrome-do-intestino-irrit%C3%A1vel-sii?query=sii. Acesso em: 11 de julho de 2023.
7. Drauzio. PRISÃO DE VENTRE (CONSTIPAÇÃO INTESTINAL). Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/prisao-de-ventre-constipacao-intestinal/. Acesso em: 11 de julho de 2023.
8. Dra. Ivi Magalhães. Síndrome do intestino irritável e alergias. Disponível em: https://www.iviamagalhaes.com.br/post/s%C3%ADndrome-do-intestino-irrit%C3%A1
vel-e-alergias. Acesso em: 11 de julho de 2023.
9. Lactulona. Exercícios físicos e intestino: Qual é a ligação entre eles? Disponível em:
https://lactulona.com.br/exercicios-fisicos-e-intestino-qual-e-a-ligacao/. Acesso em: 11 de julho de 2023.
10. Manual MSD – versão saúde para a família. Síndrome do intestino irritável (SII).
Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/fatos-r%C3%A1pidos-dist%C3%BArbios-digestivos/s%C3%ADndrome-do-intestino-irrit%C3%A1vel-sii/s%C3%ADndrome-do-intestino-irrit%C3
%A1vel-sii. Acesso em: 11 de julho de 2023.
11. Carvalho, Fernanda Borges. Impactos da Síndrome do Intestino Irritável associada à ansiedade e depressão na qualidade de vida da população. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39306/32399. Acesso em: 11 de julho de
2023.
12. Lopes. M PP. Polimorfismo de genes das citocinas TFN, IFN-yyyy,TGF-β1, IL-10 E IL-6 e marcadores informativos de ancestralidade em indivíduos com Síndrome do Intestino Irritável. Disponível em:
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11805/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o_ICS_Mabel%20Lopes.pdf. Acesso em: 11 de julho de 2023
13. National Institute os Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. Eating, Diet, & Nutrition for Irritable Bowel Syndrome
How can my diet help treat the symptoms of IBS? Disponível em: https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/irritable-bowel-syndrome/eating-diet-nutrition. Acesso em: 11 de julho de 2023.
14. Leforte. O que é a Síndrome do Intestino Irritável? Disponível em: https://leforte.com.br/guia-de-doencas/o-que-e-a-sindrome-do-intestino-irritavel/. Acesso em: 11 de julho de 2023.
15. Organização Mundial de Gastroenterologia. Síndrome do intestino irritável: uma
perspectiva mundial – 2015. Disponivel em: https://www.worldgastroenterology.org/guidelines/irritable-bowel-syndrome-ibs/irritable-bowel-syndrome-ibs-portuguese. Acesso em: 11 de julho de 2023.
16. Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Como tratar a Síndrome do Intestino Irritável? Disponível em:
https://cbcd.org.br/biblioteca-para-o-publico/sindrome-do-intestino-irritavel-existe-tratamento/. Acesso em: 11 de julho de 2023.

Gostou? Compartilhe:

7