É relativamente comum que alguns remédios possam causar prisão de ventre em alguns pacientes durante o período de tratamento de diversas doenças. A constipação pode inclusive ser agravada se o paciente estiver acamado ou passando por alguma limitação motora.
Apesar de comum, é importante deixar claro que essa desregulação intestinal não pode ser considerada normal e não deve ser ignorada. Independente de todo o contexto, tenha em mente o quanto a sua saúde intestinal é fundamental inclusive para a sua recuperação. Junto com a função de eliminar resíduos, a formação de fezes literalmente promove a limpeza de seu corpo e a eliminação de toxinas.
Em outras palavras, é importantíssimo que a equipe médica que estiver acompanhando o seu caso esteja ciente de todo seu quadro evolutivo. Não somente da doença a ser tratada.
Sempre que possível, nesse período, faça anotações sobre suas idas ao banheiro com dados sobre cor e consistência. E registre também outros efeitos, tais como dores de cabeça, enjoos, insônia e o que mais estiver fora do normal. Assim você reúne insumos para que o médico peça um acompanhamento nutricional, adeque seu tratamento após uma avaliação do caso ou tome qualquer outra medida que considerar necessária.
Lembre-se de que o corpo humano não é uma máquina e não funciona igual de indivíduo para indivíduo. Por isso, algo que deu muito certo com o paciente X pode ter um resultado diferente no paciente Y. Biologicamente, não somos todos iguais. E tudo bem! 🙂
FONTES: