Restabelece
o trânsito intestinal.1

Problemas respiratórios e intestino: Qual é a relação?

20 de outubro de 2020

No nosso intestino, há trilhões de micro-organismos como bactérias, fungos e vírus, compondo o microbioma intestinal. Esse órgão é tão complexo que está até ligado ao cérebro: estima-se que cerca de 90% da serotonina descarregada no corpo é fabricada no intestino. Uma análise de 2015 do Journal of Psychiatric Research mostrou que há uma bactéria intestinal crucial no desenvolvimento cerebral.1-2

E não é só o cérebro que tem conexão com o intestino: o sistema imunológico também está totalmente atrelado a esse órgão. Quando o intestino está inflamado (o que costuma acontecer por excesso de bactérias ruins), é nosso sistema imunológico que une as células de defesa para eliminar a fonte de perigo.3

Nessa luta do sistema imunológico para proteger nosso intestino, algumas áreas podem ser danificadas, o que pode favorecer a parede do intestino a inflamar e desencadear reações alérgicas e autoimunes, como artrite reumatoide, lúpus, asma e rinite.3

Problemas respiratórios e intestino: Como se proteger?

Algumas medidas tomadas no dia a dia ajudam seu corpo a evitar esse “combate” entre o sistema imunológico e o intestino e contribuem para o fortalecimento da sua saúde.4

Consuma mais vitaminas e minerais

Uma alimentação balanceada é essencial para garantir a saúde do seu sistema imunológico. A dieta ideal para fazer isso inclui alimentos com vitaminas A, B, C, D e E e minerais como ferro, zinco e selênio.4

Evite hábitos nocivos

Uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para melhorar seu desempenho mental e físico é evitar hábitos como o consumo de tabaco, de álcool e de outras drogas.4

Durma bem

Durante nosso sono, liberamos células, eliminados toxinas, fortalecemos a memória e processamos informações. A privação do sono a longo prazo pode ter impacto negativo no bem-estar físico e psicológico. Procure dormir de seis a nove horas por noite e em horários semelhantes.4

Pratique exercícios

A prática regular de atividades físicas ajuda na produção de serotonina, melhora a qualidade de sono e reduz o estresse e a ansiedade. A Organização Mundial de Saúde recomenda 30 minutos de exercícios diários.4

Tome mais sol

A produção de vitamina D no organismo ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico. Portanto, procure tomar um pouco de sol todo dia, antes das 10h ou depois das 16h, por cerca de 15 a 30 minutos.5

Beba água

Ingerir bastante líquido ajuda não só a fortalecer seu sistema imunológico como a manter a saúde do seu intestino. Lembre-se de ingerir 2 litros de água todos os dias!6

Cuide da sua saúde mental

Uma boa saúde mental é a chave para evitar o estresse e a ansiedade, alguns dos fatores que podem causar a constipação intestinal e prejudicar o sistema imunológico. Procure cuidar da mente através de orientação psicológica, exercícios de respiração e práticas como yoga e meditação.7

Gostou das dicas? Não esqueça de compartilhar com quem você ama e continue acompanhando nosso blog para saber mais dicas de saúde.

 

Fontes:

  1. https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-47296603
  2. https://lactulona.com.br/saude-mental-e-intestino-qual-e-a-ligacao-entre-eles/
  3. https://www.uol.com.br/vivabem/especiais/conteudo-de-marca/tamarine-mitos-e-verdades-sobre-a-saude-doseu-intestino-.htm#7-mitos-e-verdades-sobre-a-saude-do-seu-intestino
  4. https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/deutsche-welle/2020/04/04/como-fortalecer-o-sistema-imunologico-durante-o-isolamento.htm
  5. https://www.tuasaude.com/vitamina-d-e-sol/
  6. https://www.tuasaude.com/como-aumentar-o-sistema-imunologico/
  7. https://lactulona.com.br/humor-e-intestino-preso-qual-e-a-relacao-entre-eles/

Gostou? Compartilhe: