Restabelece
o trânsito intestinal.1

Prisão de ventre em crianças e bebês

30 de outubro de 2019

Não é incomum que desde muito cedo algumas pessoas sofram de constipação. No caso de crianças, uma fator torna o problema um pouquinho mais difícil de resolver: problemas de comunicação. O contraponto é que, na maioria das vezes, o problema está simplesmente na alimentação.

Em bebês lactantes, é importante que a mãe reveja sua dieta para perceber onde poderia incluir mais fibras. Com o aleitamento exclusivo até os 6 meses, todas as atenções devem ser voltadas para a riqueza nutricional do leite produzido. A mãe deve perceber como se alimenta e com que frequência se hidrata. E, claro, como está sua saúde intestinal.

Na fase de introdução alimentar, é importante observar qual o impacto causado a cada novo alimento apresentado. Busque equilibrar os alimentos mais e menos fibrosos, opte por temperos naturais sem o uso de sal (em função do sódio) e retarde ao máximo a introdução de açúcares (preferencialmente somente depois dos 2 anos). É comum que nessa fase haja um período de adaptação do organismo a alimentos sólidos, por isso não se assuste com fezes muito duras ou muito moles. Entenda como problema apenas se o quadro persistir por muito tempo.

Outro momento que merece ser acompanhado com alguma atenção extra é o desfralde. A aprendizado de segurar o xixi e o cocô exige paciência de ambas as

partes, adultos e crianças. Neste processo, tenha conversas sinceras com o pequeno para que entendam a reconhecer os sinais do corpo e sinalizar a hora de ir ao banheiro. Quando expostos a broncas e castigos em função dos naturais “escapes”, muitas crianças ficam constrangidas e se prendem, seguram ao máximo, se recusam a ir ao banheiro ou até mesmo apresentam medo do vaso sanitário.

De qualquer forma, se você estiver acompanhando algum bebê ou criança sofrer de constipação, não hesite em procurar um médico. Em geral, para os pequenos, um nutricionista pode ser suficiente para solucionar de vez a questão e fazer a paz reinar no banheiro da sua casa.

Gostou? Compartilhe:


Notice: Undefined variable: related_post_title_option in /home/storage/6/97/75/devlactulona/public_html/wp-content/themes/lactulona-child/functions.php on line 912