Elemento gráfico ilustrativo de ondas.

Prisão de ventre em bebê – dicas para lidar com o incômodo e trazer alívio ao pequeno

Foto de uma mulher sorrindo segurando um bebê feliz

90% das crianças com intestino preguiçoso podem vir a ter constipação intestinal funcional, segundo pesquisa realizada pela UNIFESP¹.

A prisão de ventre em bebês não é incomum², mas muitas mães e pais se preocupam e sofrem quando seus pequenos começam a ter dificuldades para evacuar.

 

Em muitos casos, os bebês com intestino preso desenvolvem constipação intestinal funcional (que é a presença de fezes endurecidas associadas ao esforço da evacuação³ ) o que, segundo pesquisa realizada pela UNIFESP¹, se deve a má alimentação ou um intestino preguiçoso – também conhecido como a prisão de ventre.

 

Felizmente, existem várias maneiras de ajudar a aliviar esse desconforto e facilitar o trânsito intestinal dos bebês.

 

Como identificar prisão de ventre no bebê?

 

A prisão de ventre em bebês pode ser causada por diferentes fatores do dia a dia e, no caso de crianças maiores, até causas psicológicas, quando o ato de ir ao banheiro é associado como algo doloroso ⁴.

 

Confira 6 dicas para identificar intestino preguiçoso ou preso em crianças ⁴:

 

1. Barriga dura ou inchada;

2. Se irrita muito facilmente;

3. Gases em excesso;

4. Poucas evacuações;

5. Fezes duras ou secas (em bebês, cocôs em forma de bolinha);

6. Desconforto na barriga.

 

6 dicas para lidar com a prisão de ventre infantil

 

Agora que você já sabe como identificar, veja essas dicas para evitar a constipação nos bebês e crianças.

 

Ofereça líquidos

A primeira dica para lidar com um bebê com prisão de ventre é garantir que a criança esteja adequadamente hidratada. Ofereça água, especialmente nos dias de calor intenso, para ajudar a amolecer as fezes ⁴.

 

Alimentação adequada

Se o bebê já iniciou a introdução alimentar, fique atento com os alimentos utilizados. A utilização do leite de vaca, por exemplo, deve ser observada com cautela. Por ser um alimento muito pesado para o pequeno, podendo causar cólicas.

 

É importante incluir alimentos ricos em fibras em sua dieta, como frutas e legumes, por exemplo, segundo a Dra. Cristina Cardozo. A médica também aponta o consumo de algumas frutas, como o mamão, a laranja e a ameixa, que possuem ótimos efeitos laxativos.

 

Estimule o intestino preguiçoso com movimentação

Atividades físicas são uma boa maneira de estimular o intestino para evacuar . Faça brincadeiras no chão onde o bebê fique de bruços, como engatinhar e rolar, e estimule-o a se movimentar.

 

Colocar o bebê com intestino preguiçoso para se mexer é uma ótima forma de estimular os músculos abdominais e auxiliar no processo de evacuação.

 

Massagem na barriga

Massagens para ajudar o bebê a evacuar é uma ótima maneira de aliviar os sintomas da prisão de ventre para a criança. Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas, desde massagear suavemente a barriga até fazer pedalada com suas perninhas.

 

O principal objetivo das massagens para estimular o intestino do bebê é aliviar o desconforto. ⁶˒⁷

 

Banho morno

Quem não gosta de um banho bem quentinho, não é? Acontece que banhos mornos também são ótimos para estimular o intestino, graças aos efeitos relaxantes que ele provoca no bebê.

 

A água morna ajuda a relaxar os músculos abdominais e estimular o trânsito intestinal. Durante o banho, aproveite para fazer movimentos suaves na barriguinha do bebê.

 

Consulte um pediatra

Se a prisão de ventre persistir, ou mesmo apresentar outros sintomas (como sangramento nas fezes ou irritabilidade extrema) é importante levar a criança ao pediatra. Dessa forma é possível ter uma avaliação mais completa do que está acontecendo e o que receitar para soltar o intestino.

 

A prisão de ventre em bebês é um desafio que acaba com a tranquilidade de mães e pais, em especial os de primeira viagem. Mas é possível aliviar o desconforto e facilitar o trânsito intestinal.

 

Apenas tenha em mente a importância dos hábitos saudáveis em crianças e caso os problemas persistam, é importante levá-la ao pediatra.

 

 

Referências:
1. Revista Crescer. Seu filho sofre com intestino preso?. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2015/02/seu-filho-sofre-com-o-intestino-preso.html
2. Tua Saúde. Remédios caseiros para prisão de ventre em bebês. Disponível em:https://www.tuasaude.com/remediocaseiropara-prisao-de-ventre-no-bebe/
3.Evaluation and Treatment of Functional Constipation in infants and Children. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24345831/
4. Blog da Granado Bebê. 6 sinais de prisão de ventre em bebês para ficar de olho. Disponível em: https://blog.granadobebe.com.br/prisao-de-ventre-em-bebes/
5. Sempre em Família. Saiba como lidar com a prisão de ventre em bebês. Disponível em: https://www.semprefamilia.com.br/saude/saiba-como-lidar-interstino-preso-bebes/
6. Lactulona. Massagens para aliviar a prisão de ventre em bebês. Disponível em: https://lactulona.com.br/massagens-para-aliviar-a-prisao-de-ventre-em-bebes/
7. Lillo. Saiba como lidar com a prisão de ventre do bebê. Disponível em: https://lillo.com.br/blog/post/saiba-como-lidar-com-a-prisao-de-ventre-do-bebe
8. Consolini DM, novembro 2022. Avaliação da Constipação em Crianças. Disponível em:https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/sintomas-em-beb%C3%AAs-e-crian%C3%A7as/a-constipa%C3%A7%C3%A3o-nas-crian%C3%A7as

 

Gostou? Compartilhe:

7