Restabelece
o trânsito intestinal.1

Páscoa com saúde: O que fazer antes, durante e depois

9 de abril de 2020

A Páscoa é uma das datas favoritas de quem ama doces e não resiste a um bom chocolate. Afinal, poucas coisas são tão gostosas quanto reunir toda a família naquele almoção de domingo e finalizar o dia degustando os ovos de Páscoa. Mas não é porque você ganhou um monte de chocolates que precisa comer tudo de uma vez sem se preocupar: é possível aproveitar a Páscoa com saúde.

Depois que o feriado acaba, a vida continua na segunda-feira e seu organismo precisa de cuidados para continuar a rotina com bem-estar e disposição. Por isso, cuide do seu corpo durante o domingo e tome os cuidados necessários para fazer o “detox” do pós-Páscoa.

Mas como aproveitar a Páscoa com saúde?

1. Antes da Páscoa

Um dos maiores males da Páscoa é o exagero. É comum ganharmos diversos tipos de chocolate de familiares e amigos, o que leva ao excesso. Por que não fazer um combinado com antecedência? Uma das sugestões é um “amigo ovo”.

Um sorteio pode ser uma forma divertida de aproveitar a Páscoa e cada pessoa ganha apenas um ovo de chocolate. Faz bem para a saúde e para o bolso.

Se sua família fizer questão de dar chocolates para todo mundo, que tal sugerir apenas alguns bombons ou um ovo por núcleo familiar? Isso já diminui a quantidade de chocolate em casa e a tentação no dia a dia..

2. Durante a Páscoa

Na empolgação do momento, queremos experimentar de tudo, mas o ideal é manter uma quantidade controlada.

De acordo com o médico nutrólogo Durval Ribas Filho 1, “o maior problema relacionado à data é o hábito de comer muito chocolate de uma vez só.

O ideal é consumir com moderação e não acabar com o ovo de chocolate na mesma semana (ou, em alguns casos, no mesmo dia). (…) A ingestão do chocolate deve ser feita com moderação, não só agora, na Páscoa, mas em outras épocas do ano também”. O consumo exagerado de chocolates pode causar sintomas como náuseas, refluxo, diarreia, dor de cabeça e dor no estômago, prejudicando sua saúde nos próximos dias1.

Para não cair na tentação, que tal congelar os excessos? Dessa forma, você pode comer o chocolate ao longo do ano, sem exageros.

3. Depois da Páscoa

Os dias pós-Páscoa devem ser cheios de cuidado com sua saúde. Depois de ingerir muita gordura, açúcar e leite, seu fígado precisará de cuidados especiais. Portanto, dê preferência para alimentos mais leves, como frutas e verduras e evite carnes vermelhas2.

Além disso, seu corpo precisará de muita hidratação: assim como na ressaca, depois de comer muito chocolate é necessário beber bastante líquidos, como água e sucos naturais2.

Chás digestivos também são indicados para a “ressaca de Páscoa”, como boldo, alecrim, hortelã, espinheira santa e carqueja2 . Lembre-se também de dar uma diminuída em fontes de carboidratos simples como pães, biscoitos e macarrão. Prefira carboidratos complexo provenientes de batata-doce, inhame e mandioca2.

Viu só como é possível aproveitar a Páscoa com saúde? Compartilhe com sua família e amigos para garantir que todo mundo se sinta bem após o feriado.

 

Fontes:

1. https://www.huffpostbrasil.com/entry/ovo-de-pascoa-faz-mal-saude_br_5cbc9004e4b06605e3efdd19
2. https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/chocolate-pascoa/

Gostou? Compartilhe: