Se você sofre com prisão de ventre, corra atrás da solução. Literalmente.
Todas as atividades esportivas apresentam benefícios para o nosso organismo. Mas a corrida tem uma particularidade: nossa anatomia. Isso acontece porque o intestino está em uma parte do corpo em um espaço abaixo das costelas e acima da bacia. E é envolvido por várias membranas fixadas à coluna e que garantem também o posicionamento de nossas vísceras.
Quando corremos, vários músculos exigidos durante a corrida acabam fazendo uma espécie de massagem, pressionando de forma intervalada nosso sistema intestinal. Os abdominais, os flexores de quadril, os das costas se juntam aos músculos respiratórios e ao movimento do diafragma para impelir uma sutil pressão nos intestinos.
Tudo isso deve ser combinado com a postura e a técnica correta para a prática da corrida. O que acaba definindo se a influência no funcionamento do intestino será positiva ou negativa.
Mas além disso, vale lembrar que quando a prática do exercício se torna frequente, uma série de outros fatores são acrescentados nessa balança para derrubar os problemas de um intestino preguiçoso: corredores tendem a adotar uma alimentação mais equilibrada, hidratam-se mais e melhor, o alívio no estresse por causa da endorfina, tudo isso impacta também.
Portanto, se você costuma ficar dias sem ir ao banheiro, considere a corrida como uma ótima aliada no tratamento contra a prisão de ventre. E invista no acompanhamento de um profissional de educação física para garantir seu melhor desempenho em todos os sentidos.
Fonte:
https://www.ativo.com/experts/relacao-do-intestino-com-a-corrida/