Restabelece
o trânsito intestinal.1

Massagens para aliviar a prisão de ventre em bebês

11 de março de 2020

Apesar de ser raro, alguns bebês podem ter intestino preso e não conseguir evacuar normalmente.1 Existem formas de perceber isso e evitar a prisão de ventre em bebês.

90% das crianças com intestino preso possuem constipação intestinal funcional. Nesse caso, as causas podem ser alimentação pobre em fibras e alteração na velocidade do funcionamento do intestino, por exemplo, de acordo com Soraia Tahan, professora de gastroenterologia pediátrica na UNIFESP.2

Segundo Jane Morton, professora da Universidade de Medicina de Stanford, se o neném for amamentado, um sinal de prisão de ventre é o cocô vir em bolinhas invés de líquido e pastoso.

Quando os alimentos sólidos são introduzidos na alimentação diária, há uma mudança na frequência, formato e cor das fezes das crianças. Geralmente, os bebês costumam evacuar apenas uma vez ao dia3.

Dois sinais que podem indicar prisão de ventre em bebês é barriguinha inchada e dolorida quando tocada e o filho e recusar a comer. “Se nada sai, o bebê se sente tão desconfortável que não come mais nada”, diz Jane Morton.

Como aliviar a prisão de ventre em bebês

Além de levá-lo ao pediatra e fazer as mudanças necessárias na alimentação, uma forma de ajudar a aliviar a prisão de ventre em bebês é através de massagens, que podem ser feitas pelos pais em casa1.

Todos os movimentos devem ser feitos de forma leve e suave, para evitar machucados. Se o bebê estiver resistente, experimente dar um brinquedinho para ele durante a massagem1.


Massagem do relógio

Segure os tornozelos do bebê e massageie a barriguinha com movimentos contínuos e profundos em sentido horário. A massagem do relógio favorece o trânsito intestinal e ajuda a combater a prisão de ventre em bebês1.

Massagem de lado

Coloque o neném deitado de lado, virado para o lado esquerdo. Durante 10 minutos, estique a perninha de cima e flexione contra o abdômen. Esse movimento deve ser feito até 6 vezes por dia e vai ajudar a ativar o trato intestinal1.

Massagem com as pernas para cima

Essa massagem é muito semelhante com a de lado, mas com o bebê com a barriga para cima. Dobre as perninhas dele em direção à barriga e pressione levemente. Faça 3 séries de 10 repetições1.

Massagem de bicicleta

O nome dessa massagem se dá por conta do movimento de “pedalar” que deve ser feito. Com o neném de barriga para cima, faça o movimento com as pernas dele, de moda que as coxas pressionem a barriga1.
Fique de olho no nosso blog para não perder nenhuma dica e compartilhe!

 

Fontes:
1. https://soumamae.com.br/massagens-combater-prisao-ventre-do-bebe/
2. https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2015/02/seu-filho-sofre-com-o-intestino-preso.html
3. https://paisefilhos.uol.com.br/bebe/veja-sintomas-causas-e-curas-da-prisao-de-ventre-em-bebes/

Gostou? Compartilhe: