Elemento gráfico ilustrativo de ondas.

Intestino preso: o que é, quais os sintomas e como resolver

Silueta de uma mulher sofrendo com constipação em um banheiro

Ter o intestino preso faz parte da rotina de milhões de pessoas, tornando as atividades do dia mais complicadas. Afinal, estudar, trabalhar ou se divertir com gases, dores abdominais e sensação de “barriga pesada” é totalmente desconfortável e estressante.¹

 

Também conhecida como constipação intestinal, essa condição médica tem diversas causas, assim como medidas que ajudam a eliminar o problema e melhorar a qualidade de vida.

 

Quer saber tudo sobre intestino preso? Continue a leitura e saiba as principais causas, sintomas e os tratamentos para esse problema intestinal bem comum entre os brasileiros.

 

O que é intestino preso?¹

Intestino preso é o nome que se dá à alteração do trânsito intestinal que, nesse caso, causa dificuldade para evacuar. Isso acontece porque o intestino grosso não consegue expelir o bolo fecal, causando desconforto abdominal, inchaço, gases e até mesmo dor na região do abdômen.

 

Tecnicamente, o chamado intestino preso acontece, pois o cólon absorve muita água, deixando as fezes duras e ressecadas, o que dificulta que sejam expelidas normalmente.

 

Se a constipação é uma preocupação frequente, é importante buscar ajuda médica para identificar a causa e obter o tratamento adequado para o problema de intestino preso.

 

Em muitos casos, mudanças na dieta e no estilo de vida podem ajudar a aliviar a constipação intestinal, mas em outros casos, pode ser necessário o uso de medicamentos como laxantes para intestino preso ou outros tratamentos médicos.

 

O que provoca constipação?²

Existem muitas causas possíveis para a constipação intestinal como:

 

  • Dieta pobre em fibras – Uma alimentação com excesso de gorduras, carboidratos e com poucas fontes de fibras colabora para o quadro de constipação intestinal.Portanto o consumo de verduras, legumes e frutas que soltam o intestino ajuda a melhorar o problema. Outros alimentos fibrosos como leguminosas, grãos e farelos são fundamentais para a manutenção da saúde intestinal, e devem ser consumidos diariamente;
  • Baixo consumo de água – Baixa ingestão de água prejudica a formação do bolo fecal, deixando as fezes secas e duras. Por isso, aconselha-se beber bastante água ao longo do dia. Em média, a recomendação é de 2 litros por dia³, mas esse volume
    pode variar de acordo com alguns fatores, como peso, prática de exercício físico e idade. Portanto, conversar com um nutricionista pode ajudar a tomar a quantidade de líquido suficiente e ajudar o intestino a fluir melhor, com auxílio de uma prescrição de dieta para intestino preso personalizada para você;
  • Excesso de alimentos industrializados – O excesso de sódio e condimentos industrializados presentes em alimentos ultraprocessados está entre as causas de intestino preso;
  • Ausência de atividade física – Os movimentos intestinais são afetados devido ao sedentarismo, diminui a expulsão do bolo fecal e podendo contribuir para a constipação intestinal;
  •  Ignorar a vontade de evacuar – Deixar a evacuação para depois faz com que as fezes retornem para o intestino endurecidas e ressecadas. Com isso, será mais difícil ir ao banheiro na próxima vez sem precisar fazer bastante esforço;
  • Mudança de rotina – Algumas pessoas podem ter intestino preso devido à mudança de rotina como, por exemplo, durante viagens;
  • Condições médicas⁴ – Problemas no intestino como síndrome do intestino irritável e outros tipos de condições como Doença de Parkinson, hipotireoidismo, depressão, estresse, doenças do cólon e do reto, entre outras, podem causar intestino preso;
  • Efeitos colaterais de medicamento – Algumas classes de medicamentos contribuem para a prisão de ventre como antidepressivos e anti-inflamatórios;
  • Fatores fisiológicos – Mulheres têm mais chances de ter constipação, pois os hormônios podem interferir no trânsito intestinal, mas vale lembrar que homens também podem ter problemas de intestino preso.

Frutas que prendem o intestino³

A maioria das frutas contém fibra, nutriente importante para o funcionamento adequado do trânsito intestinal, por isso, devem ser consumidas por quem deseja soltar o intestino e ter uma saúde intestinal mais equilibrada.

 

No entanto, algumas frutas causam efeito contrário e quando consumidas em excesso, podem deixar o intestino preso.

 

Confira algumas frutas que prendem o intestino e que devem ser consumidas com cautela no dia a dia por pessoas que sofrem com prisão de ventre:

 

  • Pêra sem casca
  • Goiaba
  • Jabuticaba
  • Banana verde
  • Caju

Confira outros alimentos que podem causar constipação intestinal!

 

Sintomas de intestino preso (prisão de ventre ou constipação)⁶

A pessoa pode ter dificuldade em evacuar ou pode ter a sensação de que ainda há fezes no intestino após a evacuação. Além disso, as fezes podem ser grandes, duras e secas, causando dor ao evacuar.

 

Outro sintoma que indica intestino preso é a baixa frequência de evacuação, como passar vários dias sem conseguir ir ao banheiro ou passar vários dias sem ir ao banheiro.
Inchaço e desconforto abdominal também são comuns.

 

Não há padrão de quantas vezes deve-se ir ao banheiro por dia, no entanto, normalmente menos de 3 evacuações por semana é sinal de intestino preso.

 

Uma pessoa com prisão de ventre também pode apresentar excesso de gases e flatulência, que causam dores abdominais. Por causa disso, esses sintomas podem interferir na rotina da pessoa, tornando-a disfuncional.

 

Diagnóstico de constipação intestinal⁷

Caso os sintomas de prisão de ventre sejam frequentes ou causem desconforto significativo, é importante procurar um médico para avaliar a causa da constipação e indicar o tratamento mais adequado.

 

De início, é possível procurar um clínico geral, profissional que encaminhará o paciente para outros especialistas que identifiquem a causa do intestino preso quando necessário.

 

A partir disso, o médico traça um histórico do paciente para entender qual o padrão intestinal, bem como a aparência das fezes.

 

Além disso, exames podem ser solicitados de acordo com a avaliação médica, tais como hemograma, enema opaco, tempo de trânsito das fezes, colonoscopia, sangue oculto nas fezes, entre outros.

 

Tratamento para constipação intestinal (intestino preso)⁸

O tratamento para constipação intestinal passa pelo consumo de água que ajuda a amolecer as fezes e facilita a eliminação, evitando o intestino preso. Por isso, precisa fazer parte da rotina de quem deseja acabar com esse problema. Mas, certos líquidos devem ser evitados, como bebidas com cafeína e álcool, pois causam desidratação.

 

As fibras ajudam na manutenção do trânsito intestinal adequado, facilitando a eliminação das fezes. É importante aumentar gradualmente a ingestão de fibras para evitar desconfortos como gases e inchaço. Caso seja necessário, é aconselhável consultar o nutricionista.

 

A prática de exercício físico ajuda a estimular o trato gastrointestinal e pode ajudar a aliviar a constipação. Assim, é recomendado se movimentar no mínimo 3 vezes por semana, o que também será benéfico para melhorar a saúde como todo.

 

Além disso, os probióticos também ajudam a regular o intestino, porque são microrganismos que ajudam a melhorar a saúde intestinal. Eles podem ser encontrados em alimentos fermentados ou por meio de suplementos, que só devem ser consumidos de acordo com orientação profissional.

 

Quanto à alimentação, além de ingerir fibras, é ideal ter uma alimentação equilibrada, evitando consumir alimentos gordurosos e alguns alimentos que podem piorar a constipação.

 

Portanto, a recomendação é ingerir com menor frequência alimentos ultraprocessados, laticínios e alimentos ricos em gordura e condimentos ou até mesmo eliminá-los totalmente da dieta.

 

Por fim, estabelecer uma rotina regular de evacuação pode ajudar a treinar o trato gastrointestinal e facilitar a eliminação.

 

Intestino preso na gravidez: como tratar?⁹

É comum ter prisão de ventre na gravidez. Uma das causas para isso é que, com o avanço da gestação, o bebê cresce e empurra o intestino, dificultando a passagem das fezes.

 

Nesse caso, a adoção de hábitos saudáveis ajudam a diminuir o problema.

 

Apesar de não prejudicar o bebê, a constipação causa desconforto na mulher, o que poderá afetar a gestante psicologicamente e fisicamente. Por isso, é preciso ter atenção, principalmente se a prisão de ventre for acompanhada de outros sintomas.

 

Para ajudar a tratar intestino preso na gestação, a grávida precisa manter hábitos saudáveis como ter uma alimentação rica em nutrientes como fibras, ingerir pelo menos 2 litros de água por dia e fazer exercícios físicos regularmente para reduzir as chances de ter quadros de constipação intestinal.

 

De todo modo é aconselhável consultar regularmente o médico obstetra caso seja necessário mudar a dieta ou utilizar medicamentos.

 

Massagem para intestino preso em bebê ¹⁰

É raro, mas bebês podem ter dificuldade de evacuar. Em casos assim, além de consultar o pediatra, é possível também aliviar o desconforto do pequenino (que pode estar chorando por sentir irritação e cólicas) massageando-o de barriga para cima ou de lado, entre outras maneiras.

 

Confira algumas técnicas de massagens para prisão de ventre em bebê que podem ser feitas em casa para aliviar o desconforto.

 

Remédios para prisão de ventre (constipação intestinal)¹¹

Mudanças nos hábitos de vida podem melhorar a constipação intestinal, contudo, pode ser necessário utilizar alguns medicamentos, como laxantes de lactulose. Eles são indicados quando todas as medidas naturais não são suficientes, já que contribuem para melhorar o trânsito intestinal e facilitar a expulsão do bolo fecal.

Principais laxantes naturais¹²

Há também laxantes naturais que ajudam a regular o intestino, considerados alimentos com alto teor de fibra como:

  • Ameixa seca
  • Mamão
  • Maçã
  • Castanha
  • Berinjela
  • Aveia
  • Milho
  • Chia
  • Beterraba

Exercícios físicos para estimular o intestino a funcionar bem

Alguns exercícios físicos aeróbicos são ótimos para o intestino e por isso devem serinseridos na rotina semanal.¹³

 

Felizmente, há diferentes modalidades tanto para quem gosta de algo mais leve como caminhada quanto para quem prefere uma atividade com maior gasto energético como corrida.

Confira os melhores exercícios para quem tem prisão de ventre!

Lactulona: laxante de lactulose que restabelece o trânsito intestinal ¹⁴

Outra maneira de aliviar a constipação intestinal ou prisão de ventre é com laxantes que não causam dependência em longo prazo, portanto são seguros para ingestão no dia a dia.

 

Entre as opções que você encontra nas principais farmácias e drogarias hoje está Lactulona que é um laxante de lactulose para uso adulto e pediátrico, disponível nas seguintes versões:

● Lactulona Xarope Ameixa
● Lactulona Salada de Frutas
● Lactulona Sachê sabor Ameixa

 

Lactulona restabelece a função intestinal de forma fisiológica e pode ser usado em longo prazo por quem sofre de constipação intestinal crônica. Já vem pronta para o consumo, podendo ser ingerida sozinha, ou com alimentos, ou ainda misturada com bebidas.

 

Saiba tudo sobre Lactulona e entenda como a lactulose pode ajudar seu intestino a fluir melhor!

 

 

Referências:
1. SBCP: Disponível em: https://sbcp.org.br/pdfs/publico/constipacao.pdf. Acesso em: 11 de julho de 2023.
2. Medtronic. CONSTIPAÇÃO CRÔNICA. Disponível em: https://www.medtronic.com/br-pt/your-health/conditions/chronic-constipation.html#:~:text=As%20mais%20comuns%20s%C3%A3o%20a,e%20n%C3%A3o%20beber%20bastante%20l%C3%ADquidos. Acesso em: 11 de julho de 2023.
3. MD. Saúde. Quantos litros de água devemos beber por dia? Disponível em:https://www.mdsaude.com/nefrologia/quantos-litros-de-agua-devemos-beber-por-dia/. Acesso em: 11 de julho de 2023.
4. Lactulona. O que pode causar a constipação? Disponível em:https://lactulona.com.br/o-que-pode-causar-a-constipacao/. Acesso em: 11 de julho de 2023.
5.Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Guia de nutrição para pacientes e cuidadores: orientações aos usuários / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – 4. ed. – Rio de Janeiro: INCA, 2020. Disponivel em:
https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//guia-nutricao-pacientes-cuidadores-4-edicao.pdf. Acesso em: 11 de julho de 2023.
6. MANUAL MSD Versão para Profissionais de Saúde. Constipação. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/sintomas-dos-dist%C3%BArbios-gastrointestinais/constipa%C3%A7%C3%A3o?query=constipa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 11 de julho de 2023.
7. Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia. Constipação Intestinal. Disponivel em: http://www.sbmdn.org.br/constipacao-intestinal/. Acesso em: 11 de julho de 2023.
8. Drauzio Varella. PRISÃO DE VENTRE (CONSTIPAÇÃO INTESTINAL. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/prisao-de-ventre-constipacao-intestinal. Acesso em: 11 de julho de 2023.
9. SBCP. CONSTIPAÇÃO NA GRAVIDEZ. Disponível em: https://sbcp.org.br/revista/nbr281/p46_49.htm. Acesso em: 11 de julho de 2023.
10. Lactulona. Massagens para aliviar a prisão de ventre em bebês. Disponivel em: https://lactulona.com.br/massagens-para-aliviar-a-prisao-de-ventre-em-bebes/. Acesso em: 11 de julho de 2023.
11. Lactulona. Lactulose: O que é e quais são os benefícios no tratamento da constipação Disponível em: https://lactulona.com.br/o-que-e-lactulose-e-quais-sao-os-beneficios-no-tratamento-da-const
ipacao/. Acesso em: 11 de julho de 2023.
12.Vitat. Laxante natural: Como soltar o intestino com laxante caseiro. Disponível em: https://vitat.com.br/intestino-preguicoso-laxantes-naturais/. Acesso em: 11 de julho de 2023.
13. Lactulona. Uma série de exercícios para o seu intestino. Disponível em: https://lactulona.com.br/uma-serie-de-exercicios-para-o-seu-intestino/ Acesso em: 13 de julho de 2023
14. Bula de Lactulona. Acesso em: 11 de julho de 2023.

Gostou? Compartilhe: