Restabelece
o trânsito intestinal.1

Humor e intestino preso: Qual é a relação entre eles?

19 de maio de 2020

Algumas das causas mais comuns do intestino preso estão relacionadas à alimentação pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos e sedentarismo. Porém, o seu estado mental também tem influência: estresse 1, depressão e ansiedade podem facilitar a constipação, ou seja, humor e intestino preso também estão conectados2.

A relação deles é tão próxima que é uma via de mão dupla: ao mesmo tempo que o humor afetado pelo estresse do dia a dia afeta seu intestino, algumas das causas da constipação são exatamente o desconforto e o mal-estar, que podem nos atrapalhar nas tarefas diárias3.

Como funciona a relação entre humor e intestino preso?

As células nervosas no nosso intestino não são capazes apenas de controlar a digestão dos alimentos, como também algumas sensações, como aquele famoso “frio na barriga” que sentimos quando estamos ansiosos para uma coisa boa ou apaixonados por alguém4.

Porém, sensações negativas como tensão, angústia ou medo também influenciam diretamente no nosso estômago, podendo provocar náuseas e até mesmo vômitos4.

Entre 3029 entrevistados pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), 89% diziam que os incômodos causados pela prisão de ventre causavam variações de humor e 88% reclamou de não conseguirem se concentrar tão bem nas tarefas cotidianas. Para a imunologista Violeta Niborski, “Esses números nos mostram, na prática, como os sintomas abdominais chegam a modificar comportamentos”5.

O que fazer para evitar o estresse e emoções negativas:

1) Faça uma mudança na rotina6

A rotina pode se tornar cansativa e estressante. Por isso, procure sempre fugir um pouco dela, seja através de um hobby como dança, escrita, ir ao teatro, etc, ou uma atividade física. Correr e caminhar são ótimas formas de sair da rotina e manter o corpo ativo6.

 

2) Reduza seu estresse6

Algumas práticas como acupuntura, meditação, massagens e yoga ajudam a reduzir o estresse diário, controlar sua mente e seu corpo6.

 

3) Controle sua respiração6

Uma forma de reduzir as reações do sistema nervoso autônomo é controlar a respiração. Sempre que se sentir ansioso ou estressado, inspire deixando sua barriga estufar e expire lentamente, expelindo o ar pela boca6.

A vantagem dessa técnica é que pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer momento, mas prefira um ambiente mais silencioso6.

 

4) Dedique um tempo para você6

Os cuidados com si próprio devem estar no topo da sua lista de prioridades. Reserve um tempo do seu dia para tomar um banho quente com calma, tomar um chá relaxante, comer uma refeição que você gosta e relaxar. Esses cuidados vão ajudar muito no seu dia a dia6.

Se você gostou das dicas, não se esqueça de colocá-las em prática e compartilhar com quem você mais ama.

 

Fontes:

1. https://www.tuasaude.com/principais-causas-de-prisao-de-ventre/
2. https://lactulona.com.br/estresse-uma-das-causas-da-prisao-de-ventre/
3. https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/prisao-de-ventre-constipacao-intestinal/
4. https://www.psicologiasdobrasil.com.br/voce-sabe-a-relacao-do-intestino-com-o-seu-humor/
5. https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/a-incrivel-conexao-cerebro-intestino/
6. https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/4327-15-dicas-para-controlar-a-ansiedade

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