Restabelece
o trânsito intestinal.1

Exercícios para fortalecer o abdômen e melhorar o funcionamento do intestino

24 de janeiro de 2020

Na hora de fortalecer o abdômen, os exercícios abdominais são os mais indicados e efetivos. Existem mais de 15 tipos desse exercício, todos eles auxiliam no fortalecimento do abdômen, na perda de barriga e na melhoria do funcionamento do intestino. 1

A prática da atividade física e o fortalecimento da região abdominal melhoram o tônus muscular e favorecem movimentos que auxiliam o funcionamento diário e saudável do intestino.2

Segundo o personal trainer Cristiano Parente, uma das vias de auxílio para o intestino funcionar bem está ligada à movimentação dos alimentos pelo trato digestivo e um dos tipos de exercícios que auxiliam nesse processo é exatamente o abdominal.3

Exercícios para fortalecer o abdômen e melhorar o funcionamento do intestino: 4

Abdominal com pernas elevadas é um dos exercícios que ajudam a fortalecer o abdômen.


1) Abdominal tradicional

O clássico abdominal com a barriga virada para cima, costas no tapete e pernas dobradas é um dos exercícios que ajudam a fortalecer o abdômen e melhorar o funcionamento intestinal. 4 Ele atua na região superior, é relativamente fácil de realizar e recomendado para iniciantes.


2) Abdominal oblíquo

Esse abdominal trabalha, principalmente, a parte lateral do abdômen. Para realizar o exercício, deite-se no chão ou tapete e mantenha a coluna apoiada. Com os joelhos flexionadas e as mãos atrás da cabeça, leve o cotovelo direito ao joelho esquerdo e repita o processo com o cotovelo esquerdo no joelho direito.


3) Abdominal com pernas elevadas

Geralmente, esse tipo de abdominal é realizado com uma bola de ginástica e possui um nível de dificuldade um pouco maior. Porém, exige mais da musculatura e é bem eficiente para fortalecer o abdômen.

Com as pernas juntas em cima da bola e o tronco deitado no chão, coloque as mãos atrás da cabeça e faça o mesmo movimento do abdominal tradicional.

Esse exercício também pode ser feito sem a ajuda do apoio com a bola, apenas com as pernas elevadas no ar em um ângulo de 90º.


4) Prancha abdominal

Além de exigir bastante de toda a musculatura abdominal, ajudando a fortalecer o abdômen e, consequentemente, regular o intestino, esse exercício é uma ótima pedida para quem quer queimar gorduras abdominais. 2,4

Com a barriga para baixo, apoie-se nos antebraços e pontas dos pés, sem colocar os joelhos no chão ou elevar o quadril. Mantenha o corpo estendido e alinhado por alguns segundos.


5) Abdominal infra

Também indicado para iniciantes, esse abdominal é um pouco mais simples por não exigir muita força do tronco, apenas das pernas.

Mantenha o corpo reto e deitado sobre uma superfície plana e levante as duas pernas juntas, formando um ângulo de 90º. Sem deixar as pernas encostarem no chão, abaixe-as e eleve novamente.

Se exercitar é uma das melhores formas de prevenir a prisão de ventre.5 Saiba mais sobre os benefícios do exercício no funcionamento do intestino.

 

Fontes:

1. http://redesuper.com.br/detudoumpouco/2013/10/23/exercicios-abdominais-auxiliam-no-bom-funcionamento-do-intestino/

2. https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/common-causes-of-constipation

3. https://www.altoastral.com.br/exercicios-prisao-ventre/

4. https://revistashape.com.br/tipos-de-abdominais-e-seus-beneficios/

5. https://lactulona.com.br/5-beneficios-dos-exercicios-na-regularidade-intestinal/

Gostou? Compartilhe:


Notice: Undefined variable: related_post_title_option in /home/storage/6/97/75/devlactulona/public_html/wp-content/themes/lactulona-child/functions.php on line 912