Restabelece
o trânsito intestinal.1

Exercícios físicos e intestino: Qual é a ligação entre eles?

6 de maio de 2020

Quem nunca ouviu de um médico a recomendação de fazer mais exercícios físicos? Essa atividade proporciona diversos benefícios para a saúde, como melhora na circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de doenças cardíacas, fortalecimento dos ossos… 1 Além disso, os exercícios físicos ajudam a prevenir a constipação, pois influenciam no funcionamento do intestino 2.

Quando aliado a uma boa alimentação, rica em fibras, e ingestão de bastante água, os exercícios físicos são ainda mais eficazes para combater problemas no intestino 2.

“Os exercícios físicos proporcionam movimentos no intestino grosso e mudanças hormonais, que provocam efeitos mecânicos no intestino, o que facilita o peristaltismo, que é o movimento feito pelo intestino para empurrar o bolo alimentar”, diz o personal trainer Ricardo Wesley 2.

Além disso, os exercícios físicos também melhoram o tônus das musculaturas pélvica e abdominal, podendo ajudar na saúde intestinal2 . A queima de gordura que acontece durante os exercícios físicos também é muito benéfica para a saúde do intestino, pois acelera o peristaltismo 3.

O estresse, que também é um dos possíveis causadores da prisão de ventre, é um dos fatores que os exercícios físicos podem ajudar a eliminar. Isso acontece pois a atividade diminui o estresse, a ansiedade e o cansaço emocional 4.

Exercícios físicos e intestino: Quais são os mais indicados para melhorar a prisão de ventre?

O exercício físico ajuda no combate do estresse, em problemas cardiovasculares e na saúde do intestino.

O primeiro passo para escolher a melhor atividade física para você é consultar um médico. Depois de fazer os exames, ele poderá indicar qual é o nível de impacto que seu corpo pode suportar 4.

Há diversos tipos de exercícios físicos que são indicados para melhor a saúde intestinal como caminhada, ideal para quem possui limitações ou ainda é sedentário, corrida, yoga, alongamento, pular corda, natação, dança, agachamento, abdominal, entre outros 4.

Alguns exercícios, como agachamento e abdominal, você pode fazer em casa. Saiba mais sobre abdominais indicados para prisão de ventre 5.

O importante é não permanecer sedentário: movimentar-se em uma atividade física é benéfico para a saúde física e mental e pode te ajudar muito com a prisão de ventre.

Gostou das dicas? Compartilhe com quem você ama e não perca nossos próximos textos.

 

Fontes:

1. https://www.tuasaude.com/beneficios-da-atividade-fisica/
2. http://www.maisequilibrio.com.br/fitness/exercicios-fisicos-para-combater-a-prisao-de-ventre-3281.html
3. https://lactulona.com.br/5-beneficios-dos-exercicios-na-regularidade-intestinal/
4. https://lactulona.com.br/9-exercicios-para-quem-tem-prisao-de-ventre/
5. https://lactulona.com.br/exercicios-para-fortalecer-o-abdomen-e-melhorar-o-funcionamento-do-intestino/

Gostou? Compartilhe: