Restabelece
o trânsito intestinal.1

Entenda a diferença entre os tipos de laxantes

2 de dezembro de 2021

Cada indivíduo é único e cada organismo funciona de uma forma diferente, isso é fato. Pensando nisso, dá para entender porque existem diversos tipos de medicamentos para a mesma finalidade.

Existem no mercado diferentes tipos de laxantes em formas diversas, como soluções líquidas e comprimidos, mas servem para a mesma finalidade: tratar os sintomas da prisão de ventre e restabelecer o trânsito intestinal.¹ Vamos descobrir um pouco mais sobre cada um eles?

Formadores de massa

Os laxantes formadores de massa aumentam o volume e o peso das fezes, estimulando a passagem das fezes pelo intestino e facilitando a evacuação. Esse é um dos tipos mais comuns de laxante e geralmente leva de 2 a 3 dias para começar a fazer efeito.²

Osmóticos

Os laxantes osmóticos, como Lactulona®, estimulam a absorção de água pelo intestino, provocando um aumento e amolecimento do bolo fecal, acelerando o processo de evacuação. Esse tipo de laxante geralmente começa a fazer efeito a partir de 3 dias de uso.¹⁻³

Emolientes

Os laxantes emolientes (ou amaciadores) estimulam os músculos que revestem o intestino, ou seja, agem diretamente no intestino. Esse tipo de medicamento estimula a hidratação das fezes, fazendo com que passem com facilidade pelo intestino. A ação costuma ser mais rápida, levando de 6 a 12 horas para fazer efeito.²⁻³

É importante ressaltar que cada laxante possui suas características e reações adversas, que devem ser consideradas antes da escolha.

Lactulona® não induz ao hábito, podendo ser tomado em doses regulares por longos períodos, pode ser utilizado pela manhã ou à noite e já vem pronto para o uso.¹ Mas lembre-se: se persistirem os sintomas, procure um especialista.

Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre o uso de laxantes e outras curiosidades. Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais!

 

Fontes:
1. Bula do produto.
2. https://www.nhs.uk/conditions/laxatives/
3. https://www.webmd.com/digestive-disorders/laxatives-for-constipation-using-them-safely

Gostou? Compartilhe: