Restabelece
o trânsito intestinal.1

Em casa? Veja 4 exercícios para fazer na sala de estar

24 de março de 2020

Fortalecer o sistema imunológico é uma forma de proteger o organismo e evitar ataques de vírus e bactérias. Uma maneira de fazer isso é através da alimentação balanceada e cuidados com a mente.

Segundo Fernando Facini, diretor de prevenção a doenças do Instituto Mispá1, “É necessário cuidar da qualidade dos alimentos que colocamos na nossa mesa e manter em equilíbrio as emoções e pensamentos. Esta, certamente, é a parte mais difícil”1.

Para manter o equilíbrio entre o corpo e a mente, a atividade física pode ser uma grande aliada, já que a liberação de endorfina que acontece quando nos exercitamos ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade e melhorar a qualidade do sono.1,2 Com isso, além de melhorar o condicionamento físico, a prática de exercícios físicos ajuda o sistema imunológico a ficar mais forte.1,2

Nem sempre é possível sair de casa para se exercitar. Porém, mesmo nesses momentos, a saúde física não pode ficar de lado e deve ser colocada como prioridade. Exercícios físicos podem, inclusive, ser uma ótima distração. Aprenda alguns exercícios para fazer em casa e manter a forma.

Exercícios para fazer em casa

Tudo que você vai precisar para realizar esses exercícios em casa é um pouco de espaço, um colchão de academia ou tapete e, em alguns exercícios, um peso improvisado.

Segundo Rodrigo Sangion3, proprietário da Academia Les Cinq Gym, “O ideal é encontrar algo que combine com seu gosto pessoal, uma aula individual de dança em casa, ou algo mais zen, ou um treino funcional. Qualquer exercício é válido para não entrar no sedentarismo”. Veja alguns exercícios para fazer em casa:


1) Dança

dançar em casaA dança ajuda a combater o estresse, controlar a ansiedade, aumentar a autoestima e queimar calorias4. Se você é uma pessoa que gosta de dançar, você só vai precisar de uma televisão ou notebook e um espaço relativamente grande para poder se mover.

Hoje em dia, há diversos professores de dança que dão aulas no YouTube. Se você ainda não sabe como fazer os passos, procure seu preferido e siga os passos enquanto olha para a TV ou seu notebook.

2) Abdominais

Fazer abdominal em casaExistem vários tipos de abdominais que podem ser feitos tranquilamente no conforto do lar, como o tradicional, o oblíquo, o com pernas elevadas, infra ou prancha abdominal. Todos esses, além de definirem o abdômen, ainda ajudam na melhoria do funcionamento do intestino5. Ou seja, vários benefícios.

3) Treino funcional

FuncionalPara quem já tem costume de frequentar a academia, treinos funcionais podem ser ótimos exercícios para fazer em casa , mas não são aconselháveis para quem ainda não pratica exercícios, pois “quando a pessoa sedentária entra num processo de atividade física, o corpo entra em uma série de adaptações fisiológicas e isso demanda muita energia”, afirma Lincoln Cavalcante4, personal trainer.

O treino funcional pode envolver flexão de braços, abdominal, agachamento, polichinelo, corda, entre outros. Aqui4 você encontra um exemplo de treino funcional para fazer em casa.

4) Alongamentos e yoga

AlongamentoPara quem prefere se movimentar em um exercício mais tranquilo, os alongamentos e a yoga são ótimas opções.

O alongamento é uma prática recomendada tanto aos sedentários quanto aos atletas, para melhorar a flexibilidade e diminuir a sobrecarga nas articulações. Confira algumas opções de alongamento para fazer em casa6.

A yoga é um ótimo exercícios para acalmar a mente, ganhar resistência e trabalhar a energia corporal. Se você ainda não tem o costume de praticar yoga, há várias posições indicadas para iniciantes7.

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Fontes:
1. https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/03/13/interna_bem_viver,1128538/especialista-ensina-a-reforcar-o-sistema-imunologico-para-dificultar-a.shtml
2. http://previva.com.br/exercicios-fisicos-e-saude-mental/
3. https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/sem-poder-ir-na-academia-exercicios-para-fazer-em-casa-e-manter-a-forma/amp/
4. https://mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/beneficios-da-danca-para-o-bem-estar-e-saude/
5. https://lactulona.com.br/exercicios-para-fortalecer-o-abdomen-e-melhorar-o-funcionamento-do-intestino/
6. https://www.minhavida.com.br/fitness/tudo-sobre/31909-alongamento
7. https://namu.com.br/portal/corpo-mente/yoga/posturas-de-yoga-para-iniciantes/

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