Restabelece
o trânsito intestinal.1

Cuidados no Carnaval: Como curtir com saúde

18 de fevereiro de 2020

O Carnaval é um dos feriados mais queridinhos do Brasil e, para muitos, é sinônimo de muita curtição. Porém, é importante tomar alguns cuidados no Carnaval para conseguir curtir todos os dias sem queimar a largada e garantir que sua saúde permaneça boa.

Cuidados no Carnaval

1) Cuide bem da alimentação

Esse é um dos principais pontos para garantir bons cuidados no Carnaval. Antes de sair de casa para curtir as festas e os bloquinhos, é importante se alimentar bem e consumir a quantidade ideal de carboidratos para obter a energia necessária 1.

Além disso, evite comidas gordurosas, pesadas e de difícil digestão, como carnes vermelhas e alimentos fritos. Evite também pratos que possam causar intoxicação alimentar, como maionese, saladas mal lavadas e frutos do mar 2.

Quando sair de casa, leve com você snacks nutritivos e fáceis de comer, como barrinhas de cereais. Lembre-se de ingerir bastante água.

2) Não exagere nas bebidas alcoólicas

Ao sair de casa no Carnaval, é comum ver os foliões curtindo o dia com cervejas e outros drinks na mão. Primeiramente, procure não exagerar na bebida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 3, não existe volume seguro de álcool que pode ser consumido.

Se optar pelo consumo de álcool, lembre-se de sempre intercalar um copo de bebida com um copo de água ou suco. Além disso, tome cuidado com combinações de bebidas fortes com energético, pois a mistura pode causar problemas arteriais e cardíacos 4.

3) Evite a exposição ao sol

Em fevereiro, o sol costuma ser bem forte e é necessário cuidar do corpo para se preparar para a exposição solar 5 nos bloquinhos diurnos. Primeiramente, é necessário passar protetor solar antes de sair de cada e retocar a cada duas horas.

Em horários próximos ao meio-dia, permaneça em casa ou prefira ficar em locais cobertos. Procure utilizar bonés, viseiras e chapéus e proteja também os lábios com protetores labiais 6.

4) Utilize roupas adequadas

Opte por roupas leves e confortáveis, de preferência que protejam áreas que queimam com mais facilidade, como ombros e colo 7.

Evite sair para os bloquinhos descalço ou de chinelo, para evitar queimaduras e cortes por cacos de vidro. Prefira tênis confortáveis, já que provavelmente você irá andar por algum tempo 8.

É possível curtir o feriado sem exageros e com saúde tomando alguns cuidados no Carnaval. Com moderação, você vai aproveitar muito mais! Compartilhe com seus amigos e se cuide.

 

FONTES:

1. https://veja.abril.com.br/saude/carnaval-7-formas-de-curtir-a-folia-sem-prejudicar-a-saude/

2. https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/e-carnaval-veja-10-dicas-de-alimentacao-para-curtir-sua-folia-deforma-saudavel_a2731/1

3. http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53786-entenda-os-riscos-do-consumo-debebidaalcoolica

4. https://veja.abril.com.br/saude/carnaval-7-formas-de-curtir-a-folia-sem-prejudicar-a-saude/

5. https://www.dermatologia.net/cat-a-pele/protecao-solar-10-dicas-basicas/

6. https://www.dermatologia.net/cat-a-pele/protecao-solar-10-dicas-basicas/

7. https://veja.abril.com.br/saude/carnaval-7-formas-de-curtir-a-folia-sem-prejudicar-a-saude/

8. https://veja.abril.com.br/saude/carnaval-7-formas-de-curtir-a-folia-sem-prejudicar-a-saude/

Gostou? Compartilhe:


Notice: Undefined variable: related_post_title_option in /home/storage/6/97/75/devlactulona/public_html/wp-content/themes/lactulona-child/functions.php on line 912