Restabelece
o trânsito intestinal.1

Constipação em mulheres: causas e como evitar

24 de abril de 2020

Uma grande parcela da população sofre com intestino preso, aproximadamente 30% 1, quase 1/3 das pessoas no mundo. Embora seja um problema tratável, a condição afeta negativamente na qualidade de vida de milhões de pessoas e a constipação em mulheres é ainda mais comum1.

A prisão de ventre acomete cerca de dois terços das mulheres brasileiras de diversas condições socioeconômicas e regiões2.

Mas por que a constipação em mulheres é mais comum?

A prisão de ventre pode ter diversas causas, como alimentação pobre em fibras, baixa ingestão de líquidos, pouca atividade física, estresse3 e até mesmo doenças como diabetes e hipotireoidismo4.

As maiores consequências da constipação em mulheres são variação de humor (89%), problemas de concentração (88%) e piora na vida sexual (79%). Mas, apesar disso, apenas 25% das mulheres busca auxílio médico para tratar a constipação2.

Os fatores físicos são os mais óbvios quando falamos de constipação em mulheres, mas seu emocional também conta muito na saúde do intestino2.

“O aspecto emocional influencia muito no funcionamento intestinal. A maioria das pessoas, quando ansiosas, acabam por apresentar uma aceleração do trânsito intestinal, ocasionando episódios diarreicos. Outras, por insegurança de usar o banheiro fora de suas casas, acabam apresentando constipação intestinal.”

Érico Rolvare, médico especialista em Nutrição e Medicina Preventiva2

O receio de utilizar o banheiro fora de casa é uma das causas que favorece a constipação em mulheres. Segundo Rolvare, fatores psicológicos podem ser a causa de mulheres apresentarem esse receio2.

Após passar pela menopausa, o caso de constipação em mulheres pode ser agravado. Por causa da queda dos níveis de estrogênio, não ir ao banheiro quando você precisa causa ressecamento das fezes e dificulta a eliminação1.

“É fundamental reservar tempo para as necessidades fisiológicas e não segurar ou prender quando a vontade de ir ao banheiro vier”, explica Joene Pantoja, gastroenterologista do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro5.

O que fazer para evitar a constipação?

1. Cuide da sua saúde mental

Se os fatores psicológicos são um dos principais motivos para os maiores índices de constipação em mulheres, cuidar da sua saúde mental deve ser uma prioridade. Uma mente saudável impacta diretamente no seu corpo6.

A saúde mental e o intestino estão interligados: estima-se que cerca de 90% da serotonina, um neurotransmissor conhecido como o hormônio da felicidade, descarregada no corpo é fabricada no intestino6.

A flora intestinal também está relacionada à saúde da mente e do intestino7. Segundo a microbiologista Regina Domingues, da UFRJ, a flora intestinal “tem papel decisivo na manutenção da saúde. Ela auxilia a digerir alimentos e nos proteger de infecções” 7. Portanto, evite estresses na rotina e cuide muito bem da sua saúde mental.

2. Cuide da sua saúde física

Não basta cuidar apenas da saúde mental, ter uma rotina de vida saudável e alimentação balanceada também são essenciais para prevenir a constipação em mulheres e homens8.

Procure praticar alguma atividade física que você gosta com regularidade 9, ingira muita água e sucos naturais e mantenha uma dieta balanceada, incluindo alimentos ricos em fibra 8,10.

Gostou das dicas? Não se esqueça de compartilhar com suas amigas e continuar acompanhando nosso blog.

 

Fontes:

1. https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/as-mulheres-sao-mais-afetadas-pela-prisao-de-ventre-o-que-fazer/
2. https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/especial-publicitario/infinity-pharma/noticia/intestinopreso-afeta-mais-mulheres-que-homens-entenda-causas-e-consequencias.ghtml
3. https://www.tuasaude.com/principais-causas-de-prisao-de-ventre/
4. https://www.minhavida.com.br/saude/listas/15972-conheca-11-causas-pouco-conhecidas-daprisao-de-ventre
5. http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/51817-constipacao-intestinal
6. https://lactulona.com.br/saude-mental-e-intestino-qual-e-a-ligacao-entre-eles/
7. https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/a-incrivel-conexao-cerebro-intestino/
8. https://www.tuasaude.com/sintomas-de-prisao-de-ventre/
9. https://lactulona.com.br/5-beneficios-dos-exercicios-na-regularidade-intestinal/ 10. https://lactulona.com.br/quais-sao-os-beneficios-das-fibras-e-onde-encontra-las/
10. https://lactulona.com.br/quais-sao-os-beneficios-das-fibras-e-onde-encontra-las/

Gostou? Compartilhe: