Restabelece
o trânsito intestinal.1

Como evitar o intestino preso em viagens

19 de fevereiro de 2020

O período do verão é um dos preferidos dos brasileiros para viajar e aproveitar o solzão em praias, cachoeiras e outros destinos. Relaxar e curtir as férias e feriados é muito bom, mas geralmente vem acompanhado de um problema: o intestino preso em viagens.

Cerca de 20% dos brasileiros sofrem com a prisão de ventre 1 e, em viagens ou ambientes fora de casa, esse problema pode ser agravado. Mas nem tudo está perdido: existem jeitos de amenizar o intestino preso em viagens e aproveitar ainda mais o seu passeio.

Como evitar o intestino preso em viagens

1) Não segure a vontade

Muitas pessoas acabam segurando a vontade por não se sentirem confortáveis em evacuar fora de casa, mas é necessário manter em mente que qualquer banheiro é bom. Demorar para “atender o chamado” faz com que a água seja reabsorvida e fique mais difícil de evacuar mais tarde 2.

Quando sentir vontade de ir ao banheiro, feche os olhos, inspire profundamente e solte o ar devagar. Imagine que está no banheiro de casa. Para facilitar, utilize um banquinho ou lata de lixo: A posição de cócoras é a mais indicada para evacuar facilmente 3, pois ela favorece o relaxamento do reto e esvaziamento do intestino.

“Evacuar de cócoras não é uma recomendação somente para pacientes com problemas de cólon. Todos deveriam preferir esta posição para aliviar o desconforto intestinal e evitar doenças”

Mateus Rotta 4, professor de coloproctologia da Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes.

2) Se exercite durante a viagem

Os exercícios físicos promovem diversos benefícios para a saúde 5, como a diminuição de risco de doenças cardiovasculares, fortalecimento de ossos e articulação, diminuição do estresse e cansaço e melhora do funcionamento do intestino.

Além disso, é muito gostoso aproveitar a viagem para fazer um exercício ao ar livre, como caminhada, corrida, bicicleta ou até mesmo yoga. Esses exercícios são muito benéficos para seu intestino 6 e vão deixar seu passeio mais leve.

3) Cuide da sua alimentação

Férias não devem ser sinônimo de se alimentar mal. Mesmo em viagens, é essencial prestar atenção no que você está ingerindo e comer com saúde.

Além de fazer um prato equilibrado, com carboidratos, proteínas e outros nutrientes, alguns alimentos auxiliam no funcionamento do intestino e ajudam a combater o intestino preso em viagens 7.

Dê preferência para legumes crus e folhosos (repolho, alface e couve), frutas com casca, cereais integrais, sementes (linhaça, chia, abóbora a gergelim) e iogurtes probióticos.  Alimentos ricos em fibra também são indicados para quem possui prisão de ventre 8.

Em contrapartida, alguns alimentos podem causar problemas no intestino. Para evitar que isso aconteça, procure não consumir alimentos ricos em açúcar ou gordura, carnes processadas e fast-food 9.

4) Beba muita água

Além de ajudar na hidratação do corpo nos dias de calor, a água também é benéfica na hora de combater o intestino preso em viagens. Isso acontece porque o líquido ajuda as fibras a formarem um “gel” que favorece o funcionamento do intestino. Procure consumir, em média, dois litros de água ao dia 10.

Sua viagem vai ser muito melhor e mais saudável seguindo essas dicas. Não se esqueça de compartilhar com sua família e amigos!

 

FONTES:

1. http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/01/cerca-de-20-dos-brasileiros-sofrem-com-prisao-de-ventre.html

2. http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/01/cerca-de-20-dos-brasileiros-sofrem-com-prisao-de-ventre.html

3. https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/01/10/acessorio-promete-corrigir-postura-e-ajudarna-hora-de-evacuar.htm

4. https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/01/10/acessorio-promete-corrigir-postura-e-ajudarna-hora-de-evacuar.htm

5. https://www.tuasaude.com/beneficios-da-atividade-fisica/

6. https://lactulona.com.br/9-exercicios-para-quem-tem-prisao-de-ventre/

7. https://www.tuasaude.com/alimentos-para-prisao-de-ventre/

8. https://www.tuasaude.com/alimentos-para-prisao-de-ventre/

9. https://www.tuasaude.com/alimentos-para-prisao-de-ventre/

10. https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/01/19/mais-de-2-dias-sem-ir-ao-banheiro-maca-e-aveiaajudam-intestino-preso.htm

Gostou? Compartilhe:


Notice: Undefined variable: related_post_title_option in /home/storage/6/97/75/devlactulona/public_html/wp-content/themes/lactulona-child/functions.php on line 912