Restabelece
o trânsito intestinal.1

5 Dicas para começar a meditar

18 de agosto de 2020

A prática da meditação já foi adotada por muitas pessoas ao redor do mundo e proporciona muitos benefícios, como sensação de bem-estar e relaxamento. Mas as vantagens não param por aí: Começar a meditar é um ótimo exercício para seu corpo e mente1.

“A pessoa desenvolve a percepção sobre o próprio corpo, conseguindo relaxar e lidar com o estresse com mais facilidade. Ocorre também a diminuição da pressão sanguínea, a melhora do sistema imunológico e o relaxamento dos músculos”, explica o instrutor de meditação Saulo Fong1.

Por ajudar no controle do estresse e da ansiedade, a meditação favorece o fortalecimento da imunidade, ajudando na prevenção de gripes, resfriados e infecções. Isso também é um benefício para o coração: uma pesquisa publicada pela Associação Americana do Coração mostra que pessoas com alto risco de problemas cardíacos e adeptos à meditação tiveram 47% menos ataques cardíacos1.

Por ser um exercício guiado pelo controle da respiração, a meditação também melhora questões relacionadas à mente e ao emocional. “Diversos estudos já mostraram a prática fortalece o cérebro, tonalizando-o e preparando para receber melhor as dificuldades do dia a dia”, conta Sedamar Marques, especialista em inteligência emocional1.

Mas como começar a meditar?

Meditar é mais simples do que você pensa e pode ser feito de vários jeitos, não necessariamente sentado e de pernas cruzadas. Saiba como começar a adotar a prática da meditação:

1) Prepare seu corpo e sua mente

Antes de começar sua meditação, fique alguns minutos em silêncio, afastado de aparelhos como celular, televisão e computador. Isso vai te ajudar a diminuir a velocidade dos seus pensamentos e favorecer sua meditação.

2) Escolha uma posição confortável

O seu momento de meditação deve ser feito da forma em que você se sente mais confortável. Para começar, que tal deitar-se em uma superfície macia, como sua cama? A ideia é ficar bem à vontade, em uma postura atenta e relaxada.

3) Atente-se à sua respiração

Desligar a cabeça dos pensamentos é um processo gradual e prestar atenção na sua respiração pode te ajudar a relaxar a mente. Faça isso sem pressa, inspire e expire com calma.

Para ir treinando, preste atenção na sua respiração em diversos momentos do dia, como a pausa para o cafézinho, a hora do almoço ou durante o trabalho. Pegue alguns momentos para suavizar sua respiração e se atentar ao seu corpo.

4) Comece com meditação guiada

Se ainda não souber muito bem como começar, que tal experimentar a meditação guiada? Há diversos vídeos no YouTube e aplicativos que ajudam com sons e vozes que guiam seu pensamento e proporcionam a sensação de relaxamento.

5) Tenha paciência e carinho consigo mesmo

Começar a meditar é algo que pode ser feito agora e, com o tempo, será cada vez mais fácil desligar sua mente e tirar um tempo para relaxar.

Em meio a um mundo tão agitado, manter uma rotina de meditação é um ato de carinho consigo mesmo. Preste mais atenção nos sinais do seu corpo, na sua respiração e nas suas necessidades. Isso pode ajudar muito com a rotina.

Não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais e nos contar o que achou das dicas! 🙂

 

Fonte:

1. https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/sport-life/5-beneficios-da-meditacao-para-a-mente-e-ocorpo, 8de41dfb09585133b0694fc0f22cbc698dur123o.html

Gostou? Compartilhe: