Restabelece
o trânsito intestinal.1

A relação entre a saúde do intestino e do coração

22 de junho de 2021

Nosso intestino não funciona de forma independente do resto do corpo. A saúde dele é capaz de afetar nosso cérebro, o sistema imunológico e até mesmo o coração. Um estudo feito pelo Hospital Universitário do Centro Médico de Cleveland, nos Estados Unidos, mostrou que as doenças inflamatórias do intestino podem aumentar em até 23% as chances de um infarto.1, 2

Como o intestino pode afetar o coração?⁣

As inflamações que atacam o intestino são capazes de prejudicar as artérias e causar bloqueio na passagem sanguínea, aumentando os riscos de saúde do coração.² ⁣⁣

Além disso, é extremamente importante cuidar da microbiota intestinal. Segunda uma pesquisa feita pela Universidade de Tufts, em Massachussets, nos Estados Unidos, a eliminação das bactérias intestinais pode ajudar a melhorar a função cardíaca e reduzir os danos de quem já teve problemas cardíacos.²⁣

O especialista em cirurgia cardiovascular, Edmo Atique Gabriel, reforça que uma microbiota intestinal desequilibrada, mesmo que a pessoa faça uma dieta balanceada, pode aumentar os riscos de infarto do coração e AVC.³⁣

As bactérias presentes no nosso intestino também podem afetar diretamente as placas de aterosclerose nas artérias do coração, que é a causa mais comum de doenças cardiovasculares.3 A maioria dos ataques cardíacos acontecem quando uma placa de aterosclerose é rompida. Uma microbiota intestinal desequilibrada pode aumentar os riscos de ruptura dessas placas, reduzir a habilidade da artéria de se expandir e aumentar as chances de coágulos.⁴⁣⁣

Como preservar a microbiota intestinal⁣

Algumas medidas podem ser tomadas no dia a dia para preservar sua microbiota intestinal e, consequentemente, seu coração.³⁣

1) Aumente o consumo de fibras⁣

Uma alimentação rica em fibras auxilia na melhora do trânsito intestinal, colabora no controle glicêmico e ajuda no controle do colesterol, impactando diretamente o intestino e o coração. As fibras estão presentes em cereais vegetais, leguminosas, frutas, verduras e legumes. Alguns dos alimentos mais ricos em fibras são aveia, arroz integral, feijão, chia, brócolis, couve-flor e abacate.3, 5

2) Hidrate-se⁣

O consumo de água também pode ser um aliado na busca por intestino e coração mais saudáveis. Procure beber de 2 a 3 litros por dia.³⁣

3) Exercite-se⁣

Pratique atividades físicas regularmente. Esse hábito impacta na saúde do intestino e do coração e também no seu bem-estar.³⁣

4) Evite hábitos pouco saudáveis⁣

Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e o tabagismo e reduza o consumo de alimentos condimentados, gordurosos ou com muitos açúcares.³⁣

5) Faça acompanhamento médico⁣

Pela saúde do coração estar ligada à saúde intestinal, especialistas recomendam a supervisão médica. “(…) é preciso reafirmar a importância de acompanhamento médico para o coração daqueles que têm doenças inflamatórias intestinais, sem esquecer a complexidade das inflamações causada pela doença e sua influência no corpo como um todo. Com esse cuidado é possível analisar com antecedência, caso haja alguma alteração cardiovascular e diminuir os riscos de ter um infarto”, afirma Élcio Pires Júnior, cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.²⁣

Se você gostou das dicas, não se esqueça de colocá-las em prática e compartilhar com sua família e seus amigos.

 

Fontes:
1. https://lactulona.com.br/problemas-respiratorios-e-intestino-qual-e-a-relacao/
2. https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/26/doencas-relacionadas-o-que-acontece-no-seu-intestino-pode-afetar-o-coracao.htm
3. https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/edmo-atique-gabriel/2020/10/31/intestino-bom-impacta-em-coracao-saudavel-entenda-relacao-entre-os-orgaos.htm
4. https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/are-gut-bacteria-linked-to-heart-health
5. https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/36610-10-alimentos-com-fibras-para-prisao-de-ventre

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