Restabelece
o trânsito intestinal.1

A importância da hidratação

19 de dezembro de 2019

Você já deve ter ouvido mil e uma sugestões de como cuidar de um intestino preguiçoso. E para alguns casos, a solução pode ser extremamente simples: melhorar a hidratação.

A constipação pode ser provocada por inúmeros fatores. Boa parte deles está relacionada a maus hábitos alimentares e, especificamente, à hidratação insuficiente do organismo.

Vamos lembrar que todo o trânsito intestinal se dá pelos movimentos do sistema digestivo, que empurra o bolo alimentar ao mesmo tempo em que extrai dele todos os nutrientes. Dessa forma, fica fácil compreender que quanto mais consistente é esse volume, mais devagar esse movimento acontece. O resultado é que o organismo absorve água em excesso daquele bolo alimentar que ficou parado e, consequentemente, formam-se fezes mais secas.

O fato é que a água é o combustível número 1 para o pleno funcionamento de nosso organismo. Ela exerce diversos papéis: é condutora, controla a temperatura e elimina resíduos.

Mas precisamos ser prudentes de que este não é o único fator causador da prisão de ventre. O que médicos e especialistas costumam enumerar como hábitos saudáveis diz respeito também à prática de atividades físicas e ao consumo de laxantes apenas como recurso eventual, conforme a orientação de um médico.

Além da ingestão da água em si, é altamente favorável o consumo de alimentos ricos em água, como a melancia, o mamão e a ameixa por exemplo. A combinação de água com fibras é a mais poderosa possível para combater disfunções intestinais, por aumentar o bolo fecal e reter a água. Dessa forma, recomenda-se também o consumo de grãos integrais, verduras, farelos de centeio e soja.

Em todos os casos, busque conversar com um nutricionista para te ajudar a regular o intestino com uma dieta saudável e equilibrada.

 

FONTES:

1. https://mdemulher.abril.com.br/saude/caprichar-na-hidratacao-evita-a-prisao-de-ventre/

2. https://drcanarim.com.br/noticias/hidratacao-intestino/

Gostou? Compartilhe:


Notice: Undefined variable: related_post_title_option in /home/storage/6/97/75/devlactulona/public_html/wp-content/themes/lactulona-child/functions.php on line 912