Elemento gráfico ilustrativo de ondas.

9 exercícios para quem tem prisão de ventre

Mulher vestida de preto fazendo meditação em tapete: pernas cruzadas em posição de lótus

Que os exercícios nos ajudam a ter uma vida mais saudável, todo mundo já sabe.

E que os exercícios podem ajudar no funcionamento do nosso intestino, já parou para pensar? Pois bem, então saiba que, ao movimentar o corpo, você também auxilia no funcionamento do intestino grosso. Isso porque a movimentação corporal desencadeia alterações hormonais no intestino grosso, gerando efeitos mecânicos no intestino, ajudando no seu funcionamento.

Há também a óbvia relação com a tonificação muscular, mas aqui não falamos de bíceps ou pernas, mas das musculaturas pélvica e abdominal, diretamente ligadas ao hábito de evacuar.

Agora que você já sabe a relação dos exercícios físicos com a constipação – ou o fim dela -, vamos conhecer 9 exercícios recomendados para quem sofre regularmente com o intestino preso:

9 exercícios recomendados para quem sofre regularmente com o intestino preso

Caminhada

Pessoa amarrando o tênis se preparando para caminhar

De 10 a 15 minutos, 3 vezes por dia, já são o suficiente para você aumentar o seu ritmo cardiovascular e, com isso, o consumo energético de seu metabolismo.

Corrida

Diversas praticando corrida

A corrida, assim como a caminhada, aumenta bastante sua frequência respiratória e o consumo energético do seu metabolismo. Praticando 10 minutos por dia, 3 vezes por semana, você já sentirá a diferença no organismo.

Yoga

Mulher vestida de preto fazendo meditação em tapete: pernas cruzadas em posição de lótus

Quer começar devagar? Pois bem. Para isso, a Yoga é um ótimo exercício, que mexe com a musculatura abdominal como um todo. Há muitas posições diferentes de Yoga, mas se você está começando agora, recomendamos a Agnisara Dhauti:

Sentado sobre os calcanhares, inspire profundamente e expire esvaziando completamente os pulmões. Encolha o abdômen o máximo que conseguir. Em seguida, ainda sem ar nos pulmões, empurre o abdômen para fora e para dentro, com movimentos rápidos e sucessivos por diversas vezes – pare antes de sentir falta de ar. Repita o exercício três vezes, de preferência, sob orientação de um profissional qualificado.

Alongamento

Uma pessoa praticando alongamento

Mas alongamento é exercício? É sim!
E, o melhor, quando você se alonga, mexe com a musculatura de todo o corpo, inclusive da região abdominal.
Portanto, procure orientação de um profissional qualificado e alongue, principalmente as pernas e a região abdominal.

Pular corda

Imagem dos pés e mãos de uma pessoa se preparando para pular corda

Parece brincadeira de criança, mas a coisa é séria!
Ao pular corda, mexemos braços, pernas, tronco, abdômen, enfim, tudo!
Isso faz com que o sangue circule rápido e irrigue seu corpo todo, incluindo aí seu intestino, que será estimulado depois de umas 30 a 50 puladas de corda.

Natação

Mulher praticando natação em uma piscina

Outro exercício que cuida da nossa musculatura de forma global é a natação. Além da parte aeróbica, a natação fortalece nossa musculatura e torna nosso corpo mais eficiente em qualquer tarefa que executa.

Dança

Diversos casais dançando em sincronia

Já que o assunto é mexer com o corpo, vamos dançar!
Talvez você não saiba, mas a musculatura mais envolvida no ato de dançar é a abdominal e não as pernas, como parece.
E você já sabe, mexeu o abdômen, mexeu com o intestino.

Agachamento

Mulher fazendo agachamento com pesos

Passamos pela região abdominal em vários dos itens acima. Então, obviamente, não poderíamos deixar os clássicos abdominais de fora. Por todas as razões já descritas, fazer exercícios abdominais é uma ótima forma de estimular seu intestino a trabalhar.

Abdominal

Mulher deitada se alongando

Passamos pela região abdominal em vários dos itens acima. Então, obviamente, não poderíamos deixar os clássicos abdominais de fora. Por todas as razões já descritas, fazer exercícios abdominais é uma ótima forma de estimular seu intestino a trabalhar.

De preguiçoso já basta seu intestino!
Chega de preguiça e vamos colocar o corpo em ação.

Mas lembre-se: não inicie exercícios físicos sem a orientação de um profissional qualificado e respeite sempre os limites físicos de seu corpo.

Gostou? Compartilhe: