Que os exercícios nos ajudam a ter uma vida mais saudável, todo mundo já sabe.
E que os exercícios podem ajudar no funcionamento do nosso intestino, já parou para pensar? Pois bem, então saiba que, ao movimentar o corpo, você também auxilia no funcionamento do intestino grosso. Isso porque a movimentação corporal desencadeia alterações hormonais no intestino grosso, gerando efeitos mecânicos no intestino, ajudando no seu funcionamento.
Há também a óbvia relação com a tonificação muscular, mas aqui não falamos de bíceps ou pernas, mas das musculaturas pélvica e abdominal, diretamente ligadas ao hábito de evacuar.
Agora que você já sabe a relação dos exercícios físicos com a constipação – ou o fim dela -, vamos conhecer 9 exercícios recomendados para quem sofre regularmente com o intestino preso:
9 exercícios recomendados para quem sofre regularmente com o intestino preso
Caminhada
De 10 a 15 minutos, 3 vezes por dia, já são o suficiente para você aumentar o seu ritmo cardiovascular e, com isso, o consumo energético de seu metabolismo.
Corrida
A corrida, assim como a caminhada, aumenta bastante sua frequência respiratória e o consumo energético do seu metabolismo. Praticando 10 minutos por dia, 3 vezes por semana, você já sentirá a diferença no organismo.
Yoga
Quer começar devagar? Pois bem. Para isso, a Yoga é um ótimo exercício, que mexe com a musculatura abdominal como um todo. Há muitas posições diferentes de Yoga, mas se você está começando agora, recomendamos a Agnisara Dhauti:
Sentado sobre os calcanhares, inspire profundamente e expire esvaziando completamente os pulmões. Encolha o abdômen o máximo que conseguir. Em seguida, ainda sem ar nos pulmões, empurre o abdômen para fora e para dentro, com movimentos rápidos e sucessivos por diversas vezes – pare antes de sentir falta de ar. Repita o exercício três vezes, de preferência, sob orientação de um profissional qualificado.
Alongamento
Mas alongamento é exercício? É sim!
E, o melhor, quando você se alonga, mexe com a musculatura de todo o corpo, inclusive da região abdominal.
Portanto, procure orientação de um profissional qualificado e alongue, principalmente as pernas e a região abdominal.
Pular corda
Parece brincadeira de criança, mas a coisa é séria!
Ao pular corda, mexemos braços, pernas, tronco, abdômen, enfim, tudo!
Isso faz com que o sangue circule rápido e irrigue seu corpo todo, incluindo aí seu intestino, que será estimulado depois de umas 30 a 50 puladas de corda.
Natação
Outro exercício que cuida da nossa musculatura de forma global é a natação. Além da parte aeróbica, a natação fortalece nossa musculatura e torna nosso corpo mais eficiente em qualquer tarefa que executa.
Dança
Já que o assunto é mexer com o corpo, vamos dançar!
Talvez você não saiba, mas a musculatura mais envolvida no ato de dançar é a abdominal e não as pernas, como parece.
E você já sabe, mexeu o abdômen, mexeu com o intestino.
Agachamento
Passamos pela região abdominal em vários dos itens acima. Então, obviamente, não poderíamos deixar os clássicos abdominais de fora. Por todas as razões já descritas, fazer exercícios abdominais é uma ótima forma de estimular seu intestino a trabalhar.
Abdominal
Passamos pela região abdominal em vários dos itens acima. Então, obviamente, não poderíamos deixar os clássicos abdominais de fora. Por todas as razões já descritas, fazer exercícios abdominais é uma ótima forma de estimular seu intestino a trabalhar.
De preguiçoso já basta seu intestino!
Chega de preguiça e vamos colocar o corpo em ação.
Mas lembre-se: não inicie exercícios físicos sem a orientação de um profissional qualificado e respeite sempre os limites físicos de seu corpo.