Restabelece
o trânsito intestinal.1

7 Motivos para se exercitar em casa

25 de junho de 2020

A prática de exercícios físicos é muito boa para a saúde do corpo e da mente. Uma vida mais ativa pode trazer benefícios como melhora na qualidade do sono, prevenção de sobrepeso, melhora da autoestima, estímulo de raciocínio e memória, melhora cardiorrespiratória, fortalecimento do sistema imunológico, entre muitos outros. Mesmo não sendo sempre possível sair de casa para praticá-los, há motivos de sobra para você se exercitar em casa1.

Alguns fatores do dia a dia como rotina, cansaço pós trabalho, falta de tempo, entre outros, fazem com que algumas pessoas não tenham disposição para caminhar pelas ruas ou procurar uma academia, mas há diversas formas de melhorar sua saúde com atividades em casa como alongamento, dança, exercícios funcionais e yoga.

Motivos para se exercitar em casa:

1) Praticidade

Em casa, você não depende de horários de funcionamentos de academia ou horários marcados por professores: você pode se exercitar no momento mais conveniente para sua rotina e não perde tempo de transporte.

2) Tempo

Quando se tem o trabalho, a casa e a família para cuidar, tempo é uma coisa extremamente valiosa. A falta de tempo é uma das causas principais para as pessoas não praticarem exercícios, segundo 38,2% de brasileiros2.

Se exercitar em casa oferece praticidade e economia de tempo: Em 30 minutos você consegue fazer um treino funcional, uma sessão de yoga ou uma aula de dança.

3) Atividades variadas


Para que escolher uma se você pode fazer várias? Em casa, é possível intercalar as atividades que você mais gosta e praticar um pouco de cada. Esses são alguns dos exercícios que você pode fazer para se exercitar em casa3.

4) Economia

Quem já fez ou pesquisou sobre aulas e academias sabe que o valor a ser pago mensalmente pode acabar pesando no bolso no fim do mês. Se exercitando em casa, você não precisa gastar esse dinheiro, basta pesquisar seus treinos favoritos em canais de YouTube, sites de bem-estar, páginas de profissionais de educação física, entre outros. Antes de começar os treinos escolhidos, consulte um médico e um profissional de educação física.

5) Higiene

Na academia, é necessário dividir equipamentos com pessoas que provavelmente estão suando. Se exercitar em casa é uma forma de garantir que não haverá revezamento de pesos ou rodízio de colchonetes.

6) Privacidade

Fazer as posições do treino no conforto do lar significa que ninguém está olhando: você pode se sentir mais vontade para fazer seus exercícios físicos favoritos com roupas curtas em casa.

7) Grupos de apoio

Há uma série de grupos que falam sobre exercícios em casa na internet e redes sociais. Você não está sozinho e pode contar com esses canais para encontrar outras pessoas que preferem se exercitar em casa. Mas lembre-se: antes de começar os treinos escolhidos, consulte um médico e um profissional de educação física.

Gostou das dicas? Compartilhe nas suas redes sociais e incentive as pessoas a se exercitarem em casa.

 

Fontes:

1. http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/11/conheca-os-beneficios-da-pratica-de-exercicioscomprovados-%20pela-ciencia.html%202%20
2. https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/cem-milhoes-de-brasileiros-nao-fazem-nenhuma-atividade-fisica-21348722
3. https://lactulona.com.br/em-casa-veja-4-exercicios-para-fazer-na-sala-de-estar/

Gostou? Compartilhe: