Restabelece
o trânsito intestinal.1

6 dicas para manter uma alimentação saudável

19 de janeiro de 2021

Uma alimentação saudável e balanceada, com muitas vitaminas e minerais, pode trazer diversos benefícios para a saúde, incluindo mais disposição no dia a dia, menor risco de doenças crônicas, maior qualidade do sono, entre outros.¹

Para isso, é importante sempre consumirmos alimentos conscientemente e levando em consideração sua qualidade. Uma alimentação composta por alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes oferece ótimos benefícios para seu corpo.²⁣

Vantagens da alimentação saudável

⁣- Mais disposição no dia a dia⁣

Sabe aquele sentimento de já acordar fadigado? É muito provável que ele diminua cada vez mais quando você adotar uma boa alimentação.¹

– Podem prevenir doenças infecciosas⁣

Por melhorar a função do sistema imunológico, a alimentação saudável ajuda a prevenir infecções.¹⁣

– Diminuição do risco de doenças crônicas

A alimentação rica em vitaminas, minerais e fibras ajudam a regular o colesterol e açúcar no sangue, diminuindo o risco de doenças cardíacas e diabetes.¹

– Boas noites de sono⁣

Uma alimentação balanceada, especialmente quando alinhada à prática frequente de exercícios físicos, é capaz de melhor muito a qualidade do nosso sono.², ³⁣

– Emagrecimento e ganho de massa muscular

Por promover o crescimento e renovação dos tecidos, especialmente dos ossos, da pele e dos músculos, a alimentação saudável pode auxiliar no emagrecimento e ganho de massa muscular. ¹⁣

– Pode prevenir o envelhecimento precoce⁣⁣

Os benefícios também aparecem no exterior do seu corpo: uma dieta rica em antioxidantes ajuda a combater os radicais livres no organismo, contribuindo para retardar os sinais de envelhecimento da pele.¹⁣

 

Como adotar a alimentação saudável?

1) Beba mais água⁣

Um passo simples e fácil: beber mais água é essencial para ter uma melhora na saúde. Manter-se hidratado proporciona maior disposição, um intestino mais regulado, aumento na imunidade, entre outras vantagens.¹,⁴

Para saber a quantidade ideal de água que você deve ingerir diariamente, multiplique seu peso por 0,03. Essa é a quantidade em litros.⁴⁣

2) Varie a sua alimentação⁣

O prato de arroz, feijão, carne, alface e tomate é um clássico na dieta dos brasileiros, mas variar mais sua alimentação pode trazer muitos benefícios. Procure alternar as frutas e legumes que você consome durante a semana, assim como as fontes de proteína.¹

3) Consuma mais frutas⁣

O ideal é consumir pelo menos 2 frutas durante o dia. Na sua próxima ida ao sacolão ou mercado, procure escolher frutas variadas.¹

4) Mais legumes e verduras⁣

Procure incluir legumes e verduras variados nas refeições principais do dia, tanto no almoço como no jantar.¹

5) Utilize temperos naturais

Evite temperos industrializados, dê preferência aos naturais, como alho, cebola, orégano, pimenta… Procure também diminuir o consumo diário de sal.¹

6) Priorize alimentos integrais

Além de serem deliciosos, os alimentos integrais são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais. Que tal trocar o pão e massas brancos pela versão integral?¹

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Fontes:

  1. https://www.tuasaude.com/alimentacao-e-saude/
  2. https://autossustentavel.com/2019/04/10-beneficios-alimentacao-saudavel.html
  3. https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/exercicios-fisicos-auxiliam-no-combate-insonia-saiba-tudo/
  4. https://www.uol.com.br/vivabem/listas/o-que-acontece-com-o-corpo-quando-passamos-a-beber-8-copos-d agua-por-dia.htm

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