Restabelece
o trânsito intestinal.1

5 dicas de alimentação no calor

12 de fevereiro de 2020

Janeiro, verão, calor… Tem coisa melhor? Essa é a estação favorita de muitos brasileiros e é ideal para comer coisas gostosas e tomar drinks refrescantes. Porém, é necessário lembrar que o calorzão pode ser prejudicial na conservação de alguns alimentos e a alimentação no calor deve ser ainda mais cuidadosa 1.

“A falta de cuidados com a higiene na limpeza de alimentos para consumo ou em sua conservação pode levá-los à contaminação. Com isso, as verminoses e gastroenterites, poderão se manifestar e causar sintomas como diarreia, vômitos, desidratação e mal estar” Juliana Dantas, nutricionista do HCor2.

Dicas de alimentação no calor:

1) Prefira uma alimentação mais natural

Verduras, legumes e frutas devem fazer parte da nossa alimentação no calor e no resto do ano. Estes são alimentos pouco calóricos e que possuem muitas vitaminas e minerais.

Além de ajudarem a repôr nutrientes perdidos pelo suor, algumas comidas naturais podem até ajudar sua pele a se proteger dos raios ultravioletas. Alimentos como couve, brócolis e ervilhas são ricos em luteína e zeaxantina, que funcionam como um filtro para os raios solares 3.

Há, ainda, os alimentos que possuem betacaroteno 4, um potente efeito antioxidante que combate os danos causados pela exposição solar. Mamão, goiaba, manga, melão, laranja, abóbora, cenoura e tomate são alguns exemplos.

2) Prefira carnes magras

Muitas vezes o verão é associado a churrascões regados a carnes gordurosas. Porém, o indicado para a alimentação no calor é preferir carnes magras, como frango e peixe.

As carnes brancas são digeridas com mais facilidade e evitam desconfortos gástricos. A nutricionista Maria Fernanda Vischi D’Ottavio recomenda que as carnes magras sejam cozidas, grelhadas ou assadas, deixando de lado as frituras 5.

3) Consuma muitos líquidos e alimentos ricos em água

Com a perda de água pelo suor e urina, é essencial repôr os líquidos e minerais do corpo. A recomendação é consumir bastante água, chás gelados, sucos naturais e outros líquidos que não tenham adição de açúcar 6.

Frutas e verduras também são fontes de minerais e água. Os mais indicados para repôr os líquidos do corpo 7 são rabanete cru, melancia, tomate cru, nabo cozido, cenoura crua, melão, morango e abacaxi.

4) Dê preferência para castanhas e cereais integrais

A alimentação no calor também pode e deve ser benéfica para sua pele. Outro tipo de alimento que ajuda na fotoproteção são as castanhas, amêndoas, nozes, gérmen de trigo, semente de girassol, milho e amendoim, que são ricos em selênio e vitamina E 8.

Os cereais integrais também devem ser adicionados na alimentação no calor. Além de serem deliciosos e combinarem com o verão, são ricos em fibra, vitamina B, proteína e minerais 9.

5) Cuidado com a conservação dos alimentos

A alta temperatura do verão facilita a proliferação de fungos e bactérias. Por isso, é essencial tomar o dobro de cuidado com a higiene e qualidade dos alimentos 10.

Segundo a nutricionista Juliana Dantas, verduras, frutas e legumes devem ser mantidos na geladeira e, na hora de consumir, lavadas com água corrente e tratadas com hipoclorito de sódio específico para alimentos 11.

Já carnes e peixes devem estar congelados em recipientes próprios e higienizados. Na hora do preparo, evite utilizar facas e tábuas sujas 12.

Não se esqueça de cuidar muito bem da sua alimentação no calor para aproveitar o verão com saúde e bem-estar. Compartilhe com seus amigos e família!

 

FONTES:

1. https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/nutricionista-do-hcor-da-dicas-para-uma-alimentacao-saudavel-duranteo-verao/

2. https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/nutricionista-do-hcor-da-dicas-para-uma-alimentacao-saudavel-duranteo-verao/

3. http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/blog/nutricao-pratica/post/alimentacao-no-verao.html

4. https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/18166-betacaroteno

5. http://www.rondonoticias.com.br/noticia/saude/19031/nutricionista-da-dicas-para-uma-alimentacao-saudaveldurante-este-verao

6. https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/nutricionista-do-hcor-da-dicas-para-uma-alimentacao-saudavel-duranteo-verao/

7. https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-agua/

8. http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/blog/nutricao-pratica/post/alimentacao-no-verao.html

9. http://www.anutricionista.com/cereais-integrais-conheca-seus-beneficios.html

10. https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/nutricionista-do-hcor-da-dicas-para-uma-alimentacao-saudavelduranteo-verao/

11. https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/nutricionista-do-hcor-da-dicas-para-uma-alimentacao-saudavelduranteo-verao/

12. https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/nutricionista-do-hcor-da-dicas-para-uma-alimentacao-saudavelduranteo-verao/

Gostou? Compartilhe:


Notice: Undefined variable: related_post_title_option in /home/storage/6/97/75/devlactulona/public_html/wp-content/themes/lactulona-child/functions.php on line 912