Para muitas famílias, fim do ano é sinônimo de ceias fartíssimas com diversas opções de aves, frituras, sobremesas e, muitas vezes, exageros. Com aquela empolgação do Natal e do Ano Novo, nem sempre a boa alimentação é uma prioridade, mas é possível comer bem no fim do ano e ainda aproveitar muito.
Segundo a nutricionista Raissa Lima, da Hapvida Manaus, “É tudo uma questão de controle e equilíbrio (…) A maioria quer saber o que pode ou não comer. A verdade é que dá para comer bem nesses eventos, mas é preciso haver balanceamento dos nutrientes”.1
Dicas para comer bem no fim do ano
Escolha poucas fontes de proteína
É comum que a mesa do Natal esteja cheia de diversas proteínas como peru, chester, tender, lagarto, lombinho, pernil, frango, entre outros. Porém, o excesso de proteína não é indicado nem no dia a dia, nem nas festas de fim de ano, pois pode causar problemas renais. Isso acontece pois a proteína que não é utilizada pelo corpo é eliminada pelos rins e sobrecarrega suas funções.2
Na hora de fazer a ceia, escolha apenas duas ou três opções e pegue pedaços pequenos para não exagerar e comer bem no fim do ano.
Faça um prato balanceado
Assim como o frango, o ovo é uma proteína que garante a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, o ovo pode ajudar a recuperar as energias sem conter açúcar nem fermento, que dificultam a digestão.
Não é porque é fim de ano que o prato tem que ser cheio de gorduras e proteínas. Fazer uma refeição balanceada é importante para manter a saúde e comer bem no fim de ano.
Na hora de montar seu prato, procure escolher fontes de carboidrato, proteínas, vitaminas, minerais e lipídeos. Um prato com arroz, lentilha, peru e salada é uma boa pedida.3
Prepare sobremesas mais saudáveis
A hora da sobremesa causa frisson entre os membros da família e é uma das melhores partes da ceia de Natal e de Ano Novo. Porém, o excesso de açúcar não é indicado. “Quando o alimento contém muito açúcar, a insulina encontra dificuldades para fazer seu trabalho e acaba deixando grande quantidade de glicose ir para o sangue”, explica Fernanda Pisciolaro, membro da Abeso (Associação Brasileira de Estudos Sobre a Obesidade).
Mas calma, nem tudo está perdido! Que tal fazer sobremesas mais saudáveis esse ano? Algumas opções são mousse de iogurte, pudim de abóbora, brownies de feijão preto, mousse de coco e framboesas e muffins de mirtilos. Tudo com pouco ou nenhum açúcar, claro.
Evite excessos
Para muitos, a ceia de Natal e Ano Novo é sinônimo de excesso, mas comer o máximo possível que você aguenta não é nada bom para sua saúde. Além do desconforto, comer demais provoca dores, queimação e gases.3
A digestão prejudicada afeta seu organismo, aumentando a produção de toxinas, alterando taxas de colesterol e glicose e até mesmo elevando a pressão arterial.3 Ou seja, nada bom para sua saúde. Por isso, evite excessos.
Gostou das dicas? Compartilhe com sua família e procure comer bem no fim do ano para começar 2020 com o pé direito!
Fontes: